quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Agora chegou finalmente a vez de falar do beisebol no Rio.

Depois de falarmos: da história do beisebol, do beisebol praticado em Cuba, agora chegou a vez de falarmos do beisebol aqui no nosso estado, o Rio de Janeiro. Apesar desse blog ser relativamente novo ( só tem 2 meses nesse servidor e 4 no antigo), eu venho revelando semanalmente tudo que vem acontecendo tanto no beisebol como no softbol aqui no Rio. Por isso, vocês leitores, já tem uma ideia da realidade do cenário do beisebol por aqui, ainda mais que a maior parte das pessoas que acompanham esse blog, estão envolvidos diretamente na administracão do beisebol no nosso estado, o que me deixa ainda mais envaidecido pela presenca de vocês. Muito obrigado!
Então, eu vou resumir aquilo que já venho dizendo semanalmente a vocês, e mais um pouco da história do beisebol no Rio de Janeiro. No próximo artigo, como eu já havia dito, eu vou falar sobre a realidade do beisebol no Brasil. Até lá!


A foto acima mostra o time dos Panthers ( Escola Americana), que disputaram no mês de Marco desse ano a Taca de Softbol da Lagoa.




No Rio de Janeiro, o cenário atual aponta um progresso relativamente elevado em relação aos demais estados do país, apesar da falta de recursos materiais e financeiros, além da ainda pequena procura de adeptos ao esporte.
A estrutura física para a prática do beisebol no Estado é precária. Existe apenas um campo fixo para prática do esporte na cidade do Rio, localizado às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, na altura do Corte do Cantagalo, que é o atual Centro de Treinamento do Cariocas Beisebol e Softbol,e do Latinos, pois onde treinavam vai ficar menor, desviando a possibilidades de treinos. Sua área equivale à metade de um campo de softbol e está permanentemente cheio de lama e mato. O esporte também é praticado em outros campos improvisados pela cidade, como o da Escola Japonesa em Santa Teresa.
A Federação Carioca de Beisebol e Softbol entrou com um processo de adoção do campo no Departamento de Parques e Jardins da Prefeitura. A assinatura do termo de adoção foi feita no ano passado (2008), com vigência de dois anos. Paralelamente, também há um audacioso projeto visando a construção de um campo com medidas oficiais na Cidade Universitária, localizada na Ilha do Fundão, com a possibilidade do surgimento de times universitários e o aumento da popularidade do esporte entre os estudantes.





Federacão Carioca de Beisebol e Softbol



A Federação Carioca de Beisebol e Softbol é a entidade máxima no Estado, e está em processo de reformulação administrativa. A FCBS foi fundada em 01 de Outubro de 2004, através da união de representantes de 3 clubes:


· Latinos Beisebol e Softbol Club
· Associacão Desportiva de Beisebol e Softbol Cariocas
· Itaguaí Bunka Club


Apoiada pela Confederacão Brasileira de Beisebol e Softbol ( CBBS) e contando também com a ajuda direta de um ex-jogador da selecão brasileira, uma lenda viva do beisebol nacional, o sr. Samir Abujamra, a nova Federacão Carioca surgiu.








Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro



Após a realização dos XV Jogos Pan-americanos no Rio, a modalidade obteve alguma visibilidade e assim aumentou o interesse pelo jogo.
Os Jogos Panamericanos de 2007 não deixaram benefícios concretos à modalidade. As instalações construídas na Cidade do Rock para a competição foram temporárias, sendo desmontadas após o término da competição, não trazendo progresso no sentido de infra-estrutura à cidade.


A foto ao lado mostra o Campo de Beisebol da Cidade do Rock e fase de construcão.








História






Não se sabe muito bem quando o beisebol surgiu na Cidade Maravilhosa, o que se sabe realmente, é que há algum tempo ele já vem sendo praticado por diferentes grupos de pessoas interessadas em praticar beisebol e softbol. Apesar de dividirem a paixão pelo mesmo esporte, até então jogavam sempre separados uns dos outros.

Aqui no Rio, ainda na primeira metade do século passado, o esporte já era praticado por imigrantes japoneses e americanos. Na década de 80 começou a ser praticado pelos cariocas em um campo improvisado de futebol de areia, onde hoje existe o campo de baseball da Lagoa, inaugurado no final de 96 no parque do Cantagalo. O primeiro time carioca de baseball foi o Arsenal.

· A nova e crescente geracão de praticantes e fãs do beisebol das Grandes Ligas.
· Descendentes de japoneses.
· Estrangeiros ( latinos, caribenhos e americanos) residentes no Rio.

A FCBS, surgiu com esse próposito: unir esses diferentes grupos de pessoas, em prol do desenvolvimento e massificacão do beisebol por aqui...
Através de muito diálogo e conversação entre as partes, a Federação obteve sucesso em instituir os primeiros campeonatos oficiais do Rio de Janeiro envolvendo todos esses grupos: os Estaduais de Beisebol e Softbol Adultos, realizados inicialmente somente no município de Itaguaí e que ano após ano vêm subindo gradativamente em nível organizacional e técnico, trazendo consigo a evolução dos times e seus jogadores.








Campeonato Estadual de Beisebol Adulto




O 1º Campeonato Carioca surgiu em 2005, inicialmente com a participação de 3 equipes, justamente os 3 times que foram responsáveis diretos pelo surgimento da Federação Carioca ( Itaguaí, Cariocas e Latinos), tendo como campeão o time dos Cariocas. De lá para cá, todos os jogos do campeonato vem sendo realizados no Campo do Bunka em Itaguaí, que pertence ao clube do mesmo nome.
Abaixo está a tabela com os campeões e vices de todos os campeonatos realizados:










--Ano---Campeão---Vice
-2005—Cariocas—-Itaguaí
-2006—Itaguai—--Cariocas
-2007—Cariocas—-Itaguaí
-2008--Rio Nikkey--Cariocas
-2009--Rio Nikkey—Latinos






Beisebol no Interior

Foras os times da Região Metropolitana do Rio, o beisebol também é bastante forte no interior do estado. Ainda próximo ao Grande Centro, temos diversos times em cidades vizinhas ao Rio, são elas: Niterói e Itaguaí, como falaram acima. Niterói possui dois times de destaque: Araribóias e o Niterói Nikkey, que tem grande chance de pela primeira vez participar do Campeonato Carioca do próximo ano.
Fora esses, o interior do estado também conta com diversos times (que geralmente realizam amistosos contra os da capital) em campos improvisados para a prática do esporte. Em sua maioria também praticam softbol, e entre suas principais equipes estão: Papucaia, Funchal, Piranema, Tinguá e Nova Friburgo.
A foto ao lado mostra o time do Araribóias de Niterói, perfilado antes de um dos jogos da Taca de Softbol da Lagoa.



Participacão Carioca em Ámbito Nacional



Com relação a participação em nível nacional, a edição inaugural do Torneio Nacional de Beisebol Iniciante em Ibiúna (SP, 2007), mostrou um bom nível dos clubes do Rio, representado pela terceira colocação do Latinos, seguido do Cariocas, em quarto lugar.
Ano Passado as mesmas duas equipes foram as representantes cariocas em um Torneio Nacional, sendo que nenhuma delas conseguiram se destacar muito. Esse ano a melhor colocacão foi um 1º lugar na disputa da Chave de Bronze do time dos Latinos nesse mesmo torneio.
A participacão carioca em torneios nacionais ainda é muito pequena, a federacão tem trabalho insesantemente para que nos próximos anos novas equipes venham representar o estado do Rio em mais torneios nacionais.






domingo, 27 de dezembro de 2009

Cuba, o país do "beisebol".




A minha segunda matéria falando sobre o beisebol, eu não poderia deixar de falar daquela que é a maior supremacia do planeta em relação a esse esporte, eu estou falando de Cuba. Não é fácil você encontrar material inclusive na internet falando algo sobre o beisebol naquele país, assim como qualquer outra coisa que você deseja saber sobre lá. Cuba ainda é um país muito “fechado” apesar de que agora não estar sendo mais governado pelo “comandante” Fidel Castro e sim pelo seu irmão mais velho Raul, que aderiu uma linha mais democrática e liberal, mas sem perder o conceito socialista que governa o país há anos.
Mas eu não estou aqui para falar de política e sim do esporte mais popular de Cuba: o beisebol. O beisebol esta para Cuba como o futebol esta para o Brasil, se o nosso país é conhecido mundo a fora como o “país de chuteiras” lá Cuba poderia ser chamada “país do taco e da luva de couro”. É muito fácil você encontrar artigos falando sobre o turismo, geografia, política, gastronomia, mas apesar do beisebol ser o esporte número 1 da nação cubana é quase impossível você conseguir encontrar algo falando a respeito em qualquer meio de comunicação. Mas eu andei procurando muito a respeito e vou publicar agora tudo que eu consegui encontrar sobre o assunto, espero que gostem e que vocês possam se deliciar sobre esse artigo pra lá de especial falando do beisebol em Cuba.


A foto acima mostra a selecão de Cuba no confronto contra os EUA na final do torneio de beisebol do Pan do Rio. A selecão cubana ganhou os americanos por 3 a 1.

História

O jogo de "pelota" é um orgulho nacional para os cubanos, e as vitórias da seleção já serviram como argumento em prol do regime socialista. O esporte foi levado a Cuba pelos norte-americanos na década de 1860, e muitos cubanos acompanham de perto o beisebol dos EUA apesar da inimizade entre os governos dos dois países.
Cuba possui uma liga profissional de beisebol que eu estarei falando melhor depois como é realizada. Quando a série nacional acaba eles vão jogar em campeonatos provinciais, isso é bom já que mantém o atleta o tempo inteiro só realizando uma atividade que é jogar beisebol, diferente de países como o nosso que o beisebol ainda é amador e quando não há torneios a serem realizados os jogadores tem de se depararem em uma nova situação que é exercerem alguma atividade profissional fora beisebol para sobreviverem.
Devido ao duro regime militar que domina o país há anos, muito atletas saem clandestinamente do país para jogarem em outras praças melhores principalmente a Major League Americana, devido à aproximidade dos dois países, a infra-estrutura e salários melhores oferecidos por lá. Isso causa um grande problema, já que esses atletas são considerados desertores por “fugirem” de Cuba e acabam não tendo a menor chance de serem convocados para representarem seu país em jogos oficiais. Caso do jogador Contreras, Jose Cansecos que foi o primeiro jogador a realizar 40 home-runs e 40 roubos de base em uma série das grandes ligas, Alexey Ramirez que joga no Chicago White Sox e muitos outros que jogam na MLB (Major League Baseball).

Jogos Pan-Americanos

Nos Pan-Americanos Cuba também não fez “feio” no beisebol, dos 15 Pans que tivemos até hoje, desde o 1º na Argentina em 1951 até o último no Rio de Janeiro em 1997, Cuba já ganhou nada mais do que 10 medalhas de ouro se sagrando assim decacampeão. A sua última medalha de ouro veio justamente no último Pan que tivemos realizado no Rio. A final foi “eletrizante”, já que foi disputado com o seu maior desafeto político e principal equipe do mundo no esporte, os Estados Unidos. Cuba ganhou a partida por 3 a 1, confirmando ao mundo uma supremacia que a tinha consagrado campeã olímpica 2 anos antes em Atenas, Grécia.
O começo do Pan do Rio não foi tão bom assim para ele, já que perdeu a primeira partida para o Panamá por 4 a 3, a quinta em 49 jogos disputados em Pan-Americanos.
Mas logo se recuperou vencendo seus dois outros jogos na fase de grupo do torneio ( Cuba 8 a 1 México e Cuba 4 a 3 Venezuela), e as partidas da semi-final e final, contra a Nicarágua (4 a 0) e os EUA, que chegaram a utilizar 5 arremessadores diferentes durante a partida mas de nada adiantou.
Desde Cali, Colômbia – 1971, os cubanos não perdem uma medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos. Das dez conquistas, seis foram em finais contra os americanos. A medalha de bronze ficou com o México e com a Nicarágua. Devido a problemas ocasionados pelo mal tempo, a organização do evento decidiu dividir a medalha para os dois países que iriam disputar a medalha de bronze.


Copa do Mundo de Beisebol

O campeonato existe há quase 70 anos desde 1938 quando foi realizado o 1º torneio na Grã Bretanha, de lá para cá o campeonato tem sofrido várias modificações, mas tem mantido o formato de ser composto por dezesseis a dezoito equipes desde 1994. Cuba é o maior campeão da Copa do Mundo de Beisebol, não confundir com Clássico Mundial de Beisebol. Desde seu surgimento, Cuba já ganhou 25 vezes o campeonato ficando 2 vezes em 2º lugar e outras 2 em 3º . Para você ter uma idéia de quanto representa essa supremacia, Cuba já levou para casa 22 vezes a mais o troféu de campeão do que o segundo colocado os Estados Unidos. No último campeonato realizado em 2007 em Taiwan, Cuba ficou em segundo lugar perdendo a final contra os EUA, Japão ficou em terceiro.

Série Nacional de Beisebol



A Série Nacional de Beisebol de Cuba (em espanhol Serie Nacional de Béisbol) é o principal campeonato cubano de beisebol, principal esporte do país, criado em 1961 após a revolução cubana em substituição a antiga Liga Nacional, os times são baseados nas províncias cubanas divididos em 2 ligas e em 4 grupos. O principal time de Cuba é o Industriales de Havana, ele seria dado as devidas proporcões os “Yankees Cubano”.

Times



Liga oeste

Grupo A: Isla de La Juventud Toronjeros, Nueva Gerona – Estádio Cristóbal Labra
Matanzas Cocodrilos, Matanzas – Estádio Victoria de Girón
Metropolitanos, Havana – Estádio Latinoamericano
Pinar del Río Vegueros, Pinar del Río – Estádio Capitán San Luis

Grupo B: Industriales, Havana – Estádio Latinoamericano
Cienfuegos Camaroneros, Cienfuegos – Estádio Cinco de Septiembre
Sancti Spíritus Gallos, Sancti Spíritus – Estádio José Antonio Juegas
Havana Vaqueros, Havana – Estádio Nelson Fernández

Liga leste

Grupo C: Villa Clara Naranjas, Santa Clara – Estádio Augusto César Sandino
Camagüey Alfareros, Camgüey – Estádio Cándido González
Ciego de Ávila Tigres, Ciego de Ávila – Estádio José Ramón Cepero
La Tunas Magos, Victoria de las Tunas – Estádio Julio Antonio Mella

Grupo D: Granma Alazanes, Bayamo – Estádio Mártires de Barbados
Santiago de Cuba Avispas, Santiago de Cuba – Estádio Guillermon Moncada
Holguín Sabuesos, Holguín – Estádio Calixto García Iñiguez
Guantánamo Indios, Guantánamo – Estádio Nguyen Van Troi

Futuro

Um dos filhos do ex-líder cubano Fidel Castro foi eleito no fim de semana vice-presidente da Federação Internacional de Beisebol (Ibaf), e como tal participará da campanha para que o esporte volte às Olimpíadas.Antonio "Tony" Castro, 39 anos, é um dos filhos mais conhecidos de Fidel devido a seu papel como médico da seleção cubana de beisebol, o esporte nacional da ilha caribenha, ele até teve aqui no Rio durante o Pan de 2007. Sua eleição para a direção da Ibaf ocorreu durante uma reunião no fim de semana na Suíça. “Sua presença na Ibaf pode ser uma grande influência para o futuro retorno do beisebol aos Jogos Olímpicos", disse na segunda-feira, pedindo anonimato, uma fonte do Inder (Instituto Nacional de Desportes, Educação Física e Recreação). O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu neste ano que o beisebol ficará de fora dos Jogos de Londres-12 e Rio-16, mas estará presente no Pan de Guadalajara no México e no Pan de Toronto no Canadá.

Outra notícia referente ao beisebol, mas essa é mais precisamente a ilha caribenha, são as modificações impostas pelo seu técnico Antonio Pacheco para aumentar o seu nível e tornar a seleção cubana mais competitiva e assim ficarem de igual para igual com as outras seleções do mundo que vem se destacando atualmente no cenário do beisebol internacional, eu estou falando de Japão e Coréia do Sul. Essas modificações foram às seguintes: a mudança do taco de alumínio para o taco de madeira, igual à MLB e a melhora da qualidade de vida dos jogadores profissionais da ilha evitando assim a fuga desses atletas para outros países.
A foto acima mostra o técnio Antonio Pacheco momentos antes de sua seleção disputar a medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim 2008.





sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Como surgiu o beisebol.




Eu estava pensando em elaborar uma série de artigos nesse período de férias, até que veio na minha mente falar sobre a origem de um desses dois esportes seria uma ótima série de matérias a ser elaborada. Assim, eu estarei dissecando a origem do beisebol em uma série de 4 artigos, o 1º estará falando sobre a sua origem propriamente dita, o 2º estará falando do beisebol no país mais tradicional do mundo na pratica desse esporte: Cuba, o 3º estará falando sobre o beisebol aqui no RJ e por último um artigo falando sobre a origem, estados nos quais ele é praticado e desenvolvimento no nosso país.
Então espero que vocês gostem e que esses artigos sejam uma ótima fonte de pesquisa e de conhecimento.
A foto acima e do Estádio Wrigley Field do Chicago Cubs.



Beisebol



O beisebol (português brasileiro) ou basebol (português europeu) [1] (do inglês baseball), é um desporto praticado por duas equipes, que alternadamente ocupam as posições de ataque e defesa. É um desporto muito popular em alguns países da América Central, na Venezuela no Japão, na Coreia do Sul e nos Estados Unidos da América, onde a modalidade é a que atrai mais espectadores aos estádios. O Beisebol, apresentado a título de modalidade de demonstração em vários jogos olímpicos dispersos ao longo do tempo, foi incluído no programa oficial dos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992.
Paralelamente aos clubes da Major League Baseball, formam-se ligas menores (Minor Leagues), ligas semi-profissionais e amadoras, ligas pertencentes a instituições privadas, Negro Leagues, entre outras.



História



Uma comissão especial reuniu-se em 1907 nos Estados Unidos da América para determinar a verdadeira data de nascimento do Beisebol. Um ano depois, ela concluiu que Abner Doubleday inventou o jogo na cidade de Cooperstown, no estado de Nova Iorque, em 1839. Historiadores desportivos colocaram em dúvida essa decisão, relatando que na Inglaterra de 1700 existia um jogo chamado rounders que funcionava com um conjunto regras em vários aspectos semelhantes às do Beisebol, jogo este que terá sido levado para os Estados Unidos pelos colonos ingleses, sendo aí praticado a partir de meados do século XVIII.
A 23 de Setembro de 1845, Alexander Cartwright, bombeiro de Nova Iorque, o verdadeiro "pai" do baseball moderno, funda o famoso Knickerbocker Base Ball Club of New York. Escreveu e desenvolveu as primeiras 20 regras, as Knickerbocker rules.
A 19 de Junho de 1846, foi jogada a primeira partida: Knickerbockers contra New York Nine. Os New York Nine venceram os Knickerbockers por 23 a 1. A partir daqui vai dar-se o crescimento do número de clubes, primeiro em redor de Nova Iorque, alargando-se às restantes cidades e estados do norte. E depois ao sul e oeste dos Estados Unidos.
A foto ao lado é de Abner Doubleday, considerado o fundador do beisebol.

Beisebol nos Jogos Olímpicos

O beisebol estreou oficialmente como modalidade olímpica nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992 em Barcelona, mas fez sua primeira aparição nos Jogos de 1912, como esporte de demonstração. O torneio olímpico de beisebol era sancionado pela Federação Internacional de Beisebol. A equipe de Cuba é a maior campeã com três medalhas de ouro em quatro torneio olímpicos disputados.
Por decisão do COI, em julho de 2005 o beisebol e o softbol foram votados para não integrar o programa dos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, sendo estas as primeiras exclusões desde a retirada do pólo, a partir de 1936.[1]
A foto ao lado nos mostra a concentracão do rebatedor no momento do arremesso.
Resultados

------Ano----------------- Final------------Disputa do Bronze
------------------Ouro- Placar- Prata----Bronze-Placar-Quarto
Barcelona 1992-Cuba- 11 – 1-Taiwan---Japão--8 – 3--- USA
Atlanta 1996----Cuba- 13 – 9-Japão---- USA---10 – 3-Nicarágua
Sydney 2000-----USA --4 – 0--Cuba-----Córeia-3 – 1--- Japão
Atenas 2004-----Cuba--6 – 2-Austrália-Japão-11 – 2- Canadá
Péquim 2008----Córeia-3 – 2-Cuba------USA---8 – 4--- Japão


Quadro geral de medalhas

Ordem-País-Ouro-Prata-Bronze-Total
----1 ---Cuba- 3---- 2----------------5
----2--- USA-- 1------------ 2--------3

----3--Coreia- 1------------ 1--------2
----4--Japão--------1------ 2--------3
----5--Taiwan------1----------------1

domingo, 20 de dezembro de 2009

Natal Solaris, campeão da 1a Taca Nordeste de Beisebol.


Foi realizado nos últimos dias 12 e 13 de dezembro a 1º Taca Nordeste de beisebol. Apesar do intuito desse blog ser a divulgação do que acontece dentro do beisebol e softbol dentro do Rio, é sempre bom ficar “atenado” ao que acontece também nesses dois esportes pelo resto do Brasil, quanto mais quando é realizado dentro de um esforço monumental para se criar um evento como foi o caso desse campeonato. Desde já, parabenizo a todos responsáveis pela criação e realização do evento, espero que esse seja o primeiro torneio de muitos que surgiram pela frente.
Voltando. A taca foi criada pela ANEB (Associação Nordestina de Beisebol) e teve a participação de duas equipes, uma do Rio Grande do Norte o Natal Solaris e outra de Pernambuco o Recife Beisebol. Foi convidado no ínicio times do Ceará, Paraíba e Bahia, mas devido às dificuldades de alojamento e locomoção e no caso da Bahia precisamente o único time existente por lá só conta com a participação de seis integrantes, então seria impossível inscreve-los no torneio. A taca ocorreu dentro do Campus da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) no último final de semana, consagrando os donos da casa como campeões. Abaixo está o resultado dos 3 jogos que definiram o campeão do torneio.

Jogo 1 – Natal Solaris 4 X 1 Recife Beisebol
Jogo 2 – Natal Solaris 10 X 11 Recife Beisebol
Jogo 3 – Natal Solaris 9 X 3 Recife Beisebol

Parabéns ao time do Natal Solaris, campeão da 1ª Taca Nordeste de Beisebol. Aproveitando a ocasião agradeço a todos os leitores que prestigiaram esse blog no ano de 2009, e irão prestigiar ainda mais no próximo ano. Feliz Natal a todos, só não vou desejar um Feliz Ano Novo porque no domingo que vem eu postarei o último artigo do ano então deixa para faze-ló na próxima semana, RS. E que esse Natal seja de muita paz, felicidade e alegria a todos, e que tenhamos um beisebol e softbol cada vez melhor e mais promissor aqui no Rio que não é um desejo só meu, mas de todos os amantes e praticantes desses esportes no nosso estado.

Fonte: http://www.forumstrikeout.net/

domingo, 13 de dezembro de 2009

Futuro incerto para a realizacão dos torneios de beisebol no próximo ano.

Como um amigo leitor do blog, comentou no artigo sobre: “Rio Nikkey Cats, campeão carioca 2009”. “Ainda é incerto o futuro da realização de torneios de beisebol no Campo do Bunka no próximo ano...”. Tudo isso é devido ao arrendamento do campo que o Clube do Itaguaí, detentora do terreno, fez a uma empresa que deseja transforma o local em um centro de treinamento de futebol. Eu só não comentei isso antes porque queria ter uma confirmação do fato, o que eu obtive essa semana.
Esse é um grande problema, já que o único campo de beisebol que temos no estado fica naquele local, até a conclusão do Campo do Fundão que será o primeiro campo de beisebol dentro da área metropolitana do Rio. O problema é que o local que seria feito o campo foi rejeitado pela reitoria da faculdade que estipulará outro local, até que esse novo local seja escolhido à federação não poderá dar inicio as obras de construção do terreno. Se por acaso o Campo do Bunka for destruído, a federação já pensou em realizar jogos em um terreno em Deodoro que tem as dimensões ideais para a realização de jogos de beisebol. Outra idéia que a federação quer passar: é a construção de um novo campo, lá mesmo no terreno do Bunka, mas atrás do campo de beisebol já existente, mas isso tem que ter a aceitação, é claro, dos novos donos do clube.
Eu espero que a conclusão que vier, seja sempre ideal para o beisebol. Eu sei que esse é um duro golpe para a federação e para os times do nosso estado, mas eu acredito na competência dos nossos gestores, e sei que eles chegaram a uma conclusão que será boa para todos, principalmente para o esporte que cresce cada vez mais no Rio de Janeiro.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Listagem dos melhores jogadores do Campeonato Carioca de Beisebol 2009.

Por votação pela internet, esses foram os jogadores considerados os melhores em suas posições. Alguns nomes foram novidades, mas outros conseguiram manter seu rendimento do campeonato passado para o atual e novamente foram escolhidos.
Parabéns a todos os jogadores, inclusive, é claro, aqueles que não estão na lista, mas sua participação foi fundamental para a realização desse torneio.

Catcher:

- Aramaki(?), do Rio Nikkey Cats

Maior anotador de corridas:

- Pedro Igor, do Cariocas

Maior ladrão de bases:

- Bernardo, do Cariocas

Maior batedor de home-runs:

- Guilherme Taguchi, do Cariocas

Maior impulsionador de corridas:

- Guilherme Taguchi, do Cariocas

Pitcher:

- Adriano, do Latinos

Melhor batedor do campeonato:

- Guilherme Taguchi, do Cariocas

Melhor defensor externo:

- Ernani, do Latinos

Melhor jogador do campeonato, prêmio MVP:

- Ivo Tatibana, do Rio Nikkey Cats

Melhor defensor interno:

- Tomonori, do Rio Nikkey Cats.

Calendário esportivo para o ano de 2010.

Na reunião que a Comunidade de Renmei (Associação que tem o fim de preservar tradições nipônicas dentro do estado do Rio) fará em 20 de Janeiro de 2010, já está confirmado uma coisa: a participação de equipes que não são da colônia na condição de convidados nos torneios realizados pela comunidade. Esse é um fato muito importante e há muito tempo ambicionado pela federação, que finalmente se tornará verdade no próximo ano, já que tende a fortalecer ainda mais o beisebol e o softbol por aqui.
A outra novidade é a realização de torneios no molde do Torneio Nacional de Ibiúna com a participação de equipes de outros estados. Essa notícia é muito boa, já que dará a oportunidade das pessoas que não tem a possibilidade de se locomoverem para SP, para verem o Torneio de Ibiúna, poder observar de perto o modo que os outros times que temos no país praticam o esporte.
Desse modo, esse deverá ser o calendário esportivo do beisebol e do softbol no ano de 2010 dentro do RJ.

Softbol

Torneio de Softbol da Lagoa – previsão de ser realizado em Marco.

Torneio de Softbol de Renmei - previsão de ser realizado em Abril.

Torneio de Softbol de Niterói - a previão inicial era de termos esse torneio em Abril, mas devido ao torneio da colônia possivelmente o teremos em Maio ou Junho.

Torneio de Softbol de Papucaia - previsão de ser realizado em Julho.

Beisebol

Torneio de Beisebol de Renmei - previsão de ser realizado em Agosto.

Campeonato Carioca de Beisebol - previsão de ser realizado no final de Setembro e se extender até Novembro.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Rio Nikkey, Bi-campeão Carioca de Beisebol.


Devido à desistência do time de Friburgo na disputa do 3º lugar por alegar não terem jogadores para participar do jogo, o time dos Cariocas automaticamente ficou em 3º no campeonato por W.O. Isso é uma pena, já que pelo 2º ano consecutivo uma partida de disputa do 3º lugar é cancelada por desistência de um dos times. Os times que estão disputando essa posição têm que avaliarem que essa é uma colocação tão honrosa no campeonato como a disputa do título, desse modo deve ser realizada com a mesma disposição que qualquer outro jogo realizado.
O outro problema que aconteceu no dia, foi à realização as presas do corte da grama e demarcação do campo de jogo. Já no último domingo os 2 jogos foram realizados no campo com a grama bastante alta, eu pensei que o problema seria resolvido durante a semana mas infelizmente nada foi feito a respeito, deixando para tomar tais atitudes poucas horas antes do jogo da final. Se nós quisermos pensar em um beisebol grande no RJ, temos que pensar em tomar atitudes tão grandes quanto... Espero que a federação pense melhor em tais erros e evite que isso volte a acontecer novamente no ano que vem.
Desse modo o único jogo que tivemos hoje foi entre: Rio Nikkey X Latinos, decidindo quem seria o campeão carioca de beisebol 2009. O jogo marcava a disputa de um time tradicional a ganhar títulos e ser o atual campeão carioca, contra uma equipe aspirante a começar a se destacar dentro do cenário do beisebol no nosso estado. Com um começo de jogo arrasador, rapidamente o Nikkey terminou logo com a ânsia inicial dos Latinos em seu turno de ataque, não dando a menor chance ao time tijucano. Por sua vez, o Nikkey com uma ligeira vantagem, saiu com 1 corrida na frente do seu adversário no 1º inning. Mas um Ground Rule Double no 2º inning, novamente deu a chance aos Latinos de empatarem o placar, o que definitivamente aconteceu. Na 3ª entrada com uma habilidade imensa dos Latinos, eles conseguiram fazer 1 corrida a mais e evitar o avanço do Nikkey em seu ataque, terminando essa entrada na frente do time da colônia. Apesar do pitcher Ivo Tatibana do Nikkey, ter participado condizente a uma final com uma atuação brilhante do começo ao fim do jogo. Na 4ª entrada os Latinos mantiveram a mesma eficiência na defesa e o mesmo oportunismo no ataque, aumentando para mais 1 corrida a vantagem que tinham para o time do Nikkey. Depois novamente os Latinos voltaram a fazer mais 1 corrida na 5ª e outra na 6ª entrada, decretando o que seria uma vitória eminente pra cima do Nikkey. O time tijucano não foi nem a sombra da equipe que jogou a 1ª partida do campeonato contra o próprio Rio Nikkey perdendo aquela eventual partida, aliás, de lá para cá eles melhoraram muito sua postura em jogo vencendo praticamente todos os seus demais jogos.
Mas ainda restou um home-run por parte do Nikkey na 7ª entrada do 3ª base Maurino, não parecendo no momento ajudar muito o seu time já que só foi obtido 1 corrida, mas foi aquele home-run que mudou definitivamente toda a história do jogo. Logo depois dele, o Nikkey conseguiu uma recuperação espetacular conseguindo mais 1 corrida diminuindo assim a vantagem para 2 corridas e colocando fogo em um jogo que parecia perdido, já que ainda restava 2 entradas para serem disputadas. Pois foi estipulado pela federação juntamente com os times participantes, que a decisão ocorreria com 9 innings invés de 7 como foi realizado por todo o torneio. Para vocês terem uma idéia de quanto esse home-run motivou a equipe da colônia, o Nikkey que estava perdendo de 5 a 1 conseguiu empatar a partida ao termino da 7ª entrada, inning aliás excepcional para eles, já que as 4 corridas que levaram sua equipe ao empate foram feitas dentro dessa entrada. Na 8ª entrada os Latinos pareciam que sentiram o peso da virada e não conseguiram fazer mais uma corrida, a sorte deles foi que o time adversário também não conseguiu em seu ataque efetuar nenhuma corrida ficando a decisão a ser definida na última entrada. Os Latinos novamente não fizeram uma boa entrada e o Nikkey contudo entrou em campo pronto para fazerem o ponto decisivo que daria o seu bi-campeonato, o que também não aconteceu, levando assim a partida para a prorrogação. Na 10ª entrada por regulamento, os Latinos começaram o inning com 1 corredor na 1ª e outro na 2ª base para que a chance de ser efetuado uma corrida fosse maior, só que eles não conseguiram aproveitar a oportunidade e não fizeram nenhuma corrida dando a chance novamente ao time do Nikkey de realizar a corrida e decretar sua vitória, que foi que aconteceu. Após o 1º rebatedor ter sido eliminado novamente se levantou a hipótese de mais 1 entrada extra, mas isso não foi necessário, já que o 2º rebatedor realizou uma ótima rebatida válida impulsionando o seu time para o ponto da vitória.
Parabéns Rio Nikkey. Bi-Campeões Estaduais. Abaixo está o resultado final do jogo.

Nikkey 6 X 5 Latinos
Durante a semana eu vou publicar um artigo divulgando os jogadores que foram eleitos destaques do campeonato e mereceram ganhar premiação individual, de início eu posso adiantar que, Adriano dos Latinos foi eleito o melhor pitcher e Guilherme Taguchi dos Cariocas, o maior realizador de home-run do campeonato. Premiações mais que merecida para ambos.