domingo, 28 de março de 2010

Não deu outra. Rio Nikkey Cats, Campeão da Taca de Softbol Rio.


Devido a um atraso no início do 1o jogo, a 1a partida do dia entre: Cariocas X Latinos B, que estava marcada para começar às 9:00 hs só foi iniciada às 11:00 hs; para minha felicidade, porque eu só cheguei ao Campo de Softbol da Lagoa justamente nesse horário.
Para iniciar o meu artigo, eu queria falar que algumas regras foram mudadas dos jogos da fase classificatória para esses da fase final. O roubo de base continuou sendo proibido, mas o bunt que até então foi realizado normalmente por alguns jogadores também foi abolido nessa fase.
Como eu disse no início do texto, o 1o jogo do dia foi entre os dois times da capital, que realizaram uma partida digna da rivalidade que já há entre as duas equipes. O jogo estava muito “parenho” e a disputa foi grande entre as duas equipes, mas o time dos Cariocas souberam impor seu ritmo e boa técnica para conseguirem vencer o jogo com até uma certa facilidade. Realmente, os Latinos são muito bons no beisebol, mas ainda precisam treinar um pouco no softbol. Mesmo assim, valeu Latinos pela ótima apresentação realizada.
O segundo jogo foi entre EARJ Boys X Rio Nikkey Cats. A 1a entrada foi bastante equilibrada entre os dois times, sendo que nenhuma das duas equipes conseguiram completar nenhuma corrida, parece que as duas equipes estavam “se aquecendo”para o resto do jogo. Os arremessos do pitcher do EARJ estavam colocando dificuldade para rebatida dos jogadores do Nikkey, que não estavam conseguindo “encaixar o taco” na bola até o seu 2o turno de ataque.
Todo mundo (inclusive eu, diga-se de passagem) pensava que esse seria um jogo fácil para o Nikkey, e que eles iriam “detonar” o time da EARJ, mas para minha grata surpresa, o jogo foi bastante disputado; só valorizando ainda mais a vitória do time da colônia.
Desse modo, a disputa do 3o lugar ficou mesmo entre: Latinos B X EARJ Boys. Os Latinos não conseguiram se encontrarem no início do 1o inning, não completando nenhuma corrida, já o time da Escola Americana conseguiu terminar o inning com 3 corridas de vantagem. Mas a partir do 2o inning, uma nova história começou a ser contada, e o resultado da partida começou a mudar a favor do time tijucano, e a vantagem que era toda para o time da EARJ começou a aparecer para os Latinos que conseguiram virar o placar ao termino do 2o inning para 4 a 3. Depois disso, foi só administrar o resultado e conseguir ampliar ainda mais, o que fez com sucesso o experiente time da capital finalista nos dois últimos torneios que disputaram (Campeonato Estadual de Beisebol 2009 e Taca de Softbol da Lagoa, no início do ano).
Ah! Eu não posso deixar de comentar a excelente atuação do pitcher Fernando Andrade, que foi crucial para a vitória e conquista desse 3o lugar. Taí Fernando, seu pedido foi atendido, rs.
O dia de hoje por si só já foi bastante especial, por serem as finais da Taca de Softbol Rio, mas ainda teve um fato que o tornou ainda melhor; foi à presença do ex-jogador da seleção brasileira de beisebol e 1o jogador não descendente de japonês a vestir a “amarelinha” Sr. Samir, que além de prestigiar o evento com sua ilustre presença, ainda deu a honra ao time do Rio Nikkey de competir pelo seu time na final, repetindo o que já havia feito na final do Campeonato Estadual de Beisebol 2008.
Já o fato que causou bastante polêmica não só no dia de hoje como nos jogos realizados no último final de semana, foi à atuação do árbitro do home-plate. Muitas foram às reclamações, principalmente por parte do time dos Latinos, pela sua arbitragem. Para vocês verem, não é só no futebol que arbitragem é assunto de contestação.
Passado isso tudo, finalmente tivemos o grande momento do dia, a final do campeonato, que ficou mesmo entre: Nikkey X Cariocas. Uma final que não acontecia desde marco do ano passado, na final da Taca de Softbol da Lagoa que acabou dando o time dos Cariocas como campeões, só que agora a história era diferente, já que estamos em outro torneio e mais de 1 ano se passou de lá para cá. Esse foi o grande duelo que marcava a disputa entre a antiga escola japonesa de softbol contra o sempre vitorioso time da Zona Sul da Capital Fluminense.
Apesar da imensa supremacia que o time dos Cariocas tem apresentado nos últimos anos, eles ainda puderam contar com a ajuda de luxo de sua “legião estrangeira”, a colaboração de dois jogadores venezuelanos para reforçarem ainda mais o seu time, e suas participações foram fundamentais nesse dia de hoje. O 1o inning foi sem dúvida “a entrada inicial mais bem disputada de todos os jogos do torneio”, com o Nikkey vencendo parcialmente por 3 a 1 com um home-run do Carlos, jogador de 1a base e que eu já havia comentado o seu ótimo desempenho nos jogos da fase classificatória. Mas ao termino da 3a entrada, os Cariocas conseguiram realizar uma virada espetacular virando o placar para 4 a 3, com todas as 3 corridas anotadas ainda na 3a entrada. Só que esse é um campeonato que os jogos são disputados em formato de “tiro-curto”, ou seja, não pode dar mole ao adversário se não uma virada pode ser crucial para a vitória do outro time, e foi o que aconteceu com os Cariocas. Na 4a entrada o Nikkey voltou a estar na frente do placar com uma vitória parcial de 5 a 4, com direito de um novo home-run só que agora do 3a base, Ivo Tatiabana. Depois disso, o Rio Nikkey conseguiu ainda completar mais duas corridas e decretar o fim do jogo e conquista do seu 1o campeonato nesse ano de 2010.
Parabéns Rio Nikkey Cats, Campeão da Taca de Softbol Rio 2010. Veja abaixo todos os resultados de hoje.

Latinos B 3 X 9 Cariocas
Rio Nikkey 8 X 0 EARJ Boys
Latinos B 12 X 5 EARJ Boys
Rio Nikkey 7 X 4 Cariocas

domingo, 21 de março de 2010

Comecou nesse sábado o Torneio de Softbol do Rio.


Ontem se iniciou a temporada desportiva organizada pela FCBS 2010 (pelo menos para mim que não assisti ao Torneio de Softbol da Lagoa em janeiro). E como eu já havia dito em artigos anteriores, esse torneio que foi iniciado na manhã de sábado tem tudo para se tornar “um dos mais importantes campeonatos de softbol do Rio de Janeiro no futuro”, eu estou falando do Torneio de Softbol do Rio antigo Torneio de Softbol Niterói – Rio. O evento mudou de nome, pelo simples fato de que nenhum jogo do campeonato será realizado na cidade de Niterói nem mesmo a presença de um dos dois times da cidade se contará no torneio desse ano, o motivo para essa mudança eu contarei logo mais.
A novidade no torneio desse ano é a realização dos jogos além do Campo de Softbol da Lagoa, a inclusão do campo de treinamento da Escola Americana no evento. Infelizmente por um problema de coincidência de datas (o Torneio de Softbol de Renmei que se iniciará em abril e prosseguira até maio, teve que encurtar esse campeonato) o torneio não terá jogos na cidade de Niterói. É uma pena!
Os jogos de ontem foram realizados lá mesmo no Campo dos Panthers (que, diga-se de passagem, é belíssimo, veja pelas fotos que postei) entre os times do Grupo A. Abaixo estão os resultados de todos os jogos realizados ontem.

20/03 – 1ª fase (Grupo A) – EARJ

09:00 J1 – EARJ Girls 8 X 10 Cs Rookies
10:10 J2 – EARJ Boys 5 X 6 Latinos B
11:20 J3 – Cs Rookies 3 X 4 Latinos B
12:30 J4 – EARJ Girls 2 X 8 EARJ Boys
13:40 J5 – Cs Rookies 1 X 11 EARJ Boys
15:00 Encerramento do1o dia.

Pelo mesmo problema de datas entre a federação e a Associação Renmei, muitos times desistiram de participar do torneio desse ano privilegiando o torneio de softbol que será realizado em breve pela associação. Espero que para o próximo ano (já que para esse ano, toda uma programação já foi realizada pela federação) haja um consenso entre as duas partes e se faca um calendário único para o ano inteiro, tanto para os eventos organizados pela colônia como os torneios realizados pela federação, o que engrandeceria e muito o esporte no estado para os próximos anos.
O torneio está sendo realizado com jogos de duração máxima de 1 hora ou 5 innings, não sendo permitido para esse evento o roubo de bases. A regra de classificação é fácil: os 2 primeiros de cada grupo seguem para disputarem no próximo final de semana que acontecerá no Campo da Lagoa, os jogos de fase de final num sistema eliminatório, ou seja, o primeiro do seu respectivo grupo jogará com o segundo do outro o mesmo acontecerá com as duas outras equipes classificadas, os dois melhores farão a final. Simples!
O tempo hoje estava bastante ameno, realmente “um clima de montanha” (deve ser pelo fato da EARJ se localizar no alto de um morro) propicia para se realizar um campeonato, alternando momentos de sol com outros de uma garoa leve, mas nada que impedisse o realizar dos jogos, aliás, foi até bom porque refrescou a galera que estava assistindo bem como os ânimos de alguns jogadores.
A jogada mais bonita do dia (pelo menos para mim) que se deve ser comentada, foi um “inside park home-run” realizado pelo jardineiro direito do time do Rio Nikkey Cats no jogo do Nikkey contra os Cariocas, dada a plasticidade do lance e a dificuldade de ser realizada, essa é uma rebatida que sempre deve ser lembrada quando acontece. Diga-se de passagem, o Nikkey foi um pouco prejudicado nesse jogo, eu digo isso porque o time da colônia teve que jogar dois jogos consecutivos, mal terminaram uma partida tiveram que jogar a seguinte, mas isso é para eles aprenderem: quem mandou eles serem tão bons (já que o 3º jogo do dia seria realizado entre o vencedor do 1º jogo contra o vencedor do 2º que havia sido eles), e dinovo eles se deram bem avançando para a fase de final no próximo domingo.
Apesar da aparente supremacia de alguns times sobre os outros, devido ao placar largo de algumas partidas, os times estavam bastante equilibrados em seus jogos, apesar de eu ver uma ligeira vantagem de preparação para o time do Nikkey sobre os demais, por isso um inicio de campeonato tão avacalador, muito bom se tratando que ainda estamos em começo de temporada. A outra observação que se deve ser feita por esse time do Nikkey, foi o ótimo trabalho além de toda a equipe é claro, principalmente o desempenho do 1ª base deles que foi quase perfeito chegando às vezes, dado as devidas proporções, me lembrar as atuações brilhantes do Mark Teixeira atuando como 1ª base dos Yankees. Parabéns!
A grande surpresa do dia ficou guardada para o 4º jogo entre: Nova Friburgo X Latinos. O jogo estava bastante equilibrado entre as duas equipes até o 2º inning (quando os dois times empatavam por 1 a 1), quando com uma sucessão de belas rebatidas e um home-run bastante discutido por parte da equipe dos Latinos, levaram o time serrano a decretar a vitória e o seu retorno ao 5º e último jogo do dia que poderia dar a chance a eles de disputaram os jogos das finais no próximo final de semana, contra a equipe dos Cariocas.
A rebatida que seria o 2º inside park do dia, agora por parte da equipe dos Cariocas bem no inicio da partida ainda na 1ª entrada, foi anulada pelo árbitro, mas mesmo assim valeu a corrida do Nakano pela rebatida que ainda levou o realizador do feito avançar até a 2ª base.
Esse jogo também foi bastante equilibrado assim como o anterior, só que os Cariocas aprenderam com a partida anterior que haviam perdido e conseguiram impor um maior ritmo de jogo pra cima do Friburgo. Eles fizeram 3 corridas a 0 no time serrano e conseguiram “segurar” o placar até a 3ª entrada, quando o time serrano conseguiu completar 1 corrida, mas nada que impedisse a vitória dos Cariocas e o avanço para disputarem a fase de finais no próximo domingo.
Realmente hoje (especialmente para mim) foi um dia bastante feliz, por ter se iniciado de fato a temporada de 2010 e por todos que amam e acompanham esse esporte assim como o beisebol, voltarem a assistir a bons jogos. Que esse seja um ano próspero e bastante produtivo para o beisebol e o softbol carioca. Abaixo está o resultado dos jogos realizados hoje e o confronto entre as quatro equipes classificadas para as finais e o esquema dos demais jogos a seguir.

21/03 – 1ª fase (Grupo B) – EARJ

09:00 J1 – Latinos 1 X 14 Cariocas
10:10 J2 – Nikkey 10 X 0 Friburgo
11:20 J3 – Cariocas 0 X 10 Nikkey
12:30 J4 – Latinos 2 X 7 Friburgo
13:40 J5 – Cariocas 7 X 1 Friburgo

28/03 – 2ª fase (Final) – Lagoa

10:00 SF1 – Latinos B X Cariocas
11:10 SF2 – Nikkey X EARJ Boys
12:20 3ºL – Perdedor SF1 X Perdedor SF2
13:30 FIN – Vencedor SF1 X Vencedor SF2
15:00 Encerramento e premiação da competição

domingo, 7 de março de 2010

Marília(SP) continua arrasador no softbol feminino e ganha o Torneio de Softbol Mirim


Parece que a hegemonia do Marília não terminou nesse ano de 2010, e continuando a boa fase do ano passado, começou ganhando o primeiro torneio de softbol feminino que disputou. A “vítima” foi o excelente time do Nippon Blues Jays, que sempre tem tido ótimos resultados no softbol feminino nos últimos anos, mas para enfrentar “o rolo compressor” que o time do Marília tem sido desde o ano passado, tem que ser um time bem acima da média.Sendo assim. O Marília venceu o Nippon (que também é de SP) por nada mais que: 11 X 0, ou seja, de “lavada” no último domingo. Consagrando-se assim, Bicampeãs do torneio, já que também havia ganhado o mesmo torneio ano passado.Parabéns as meninas e a comissão técnica que fazem parte do time do Marília, e que esse torneio (que é o primeiro realizado pela Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol no ano) seja o início, dinovo, de um ano vitorioso para todos vocês.Abaixo está à trajetória de vitórias até o titulo do time campeão.

1o fase

Marília 21 X 0 Coopercotia (SP)
Marília 18 X 0 Nikkey Santo Amaro (SP)

2o fase

Marília 10 X 0 Nikkey Curitiba (PR)

Final

Marília 11 X 0 Nippon Blue Jays (SP)

Fonte: http://www.esporterio.blogspot.com/

Cariocas seguem firme em sua preparacão para o ano de 2010


No segundo jogo amistoso entre os Cariocas e a Earj (Escola Americana), o time atual campeão da Taca Lagoa de Softbol conseguiu se reabilitar do jogo passado, que havia empatado, e venceu a partida por 6 X 3. O jogo foi disputado debaixo de chuva na última quinta, lá mesmo na própria Earj onde já havia sido disputado o amistoso anterior. O legal, é que o campo de jogo conta com iluminação artificial o que deu para amenizar a pouca visibilidade ocasionado pelo mau tempo. Aliás, o campo do time da Earj é o único no momento aqui no Rio que conta com holofotes. Eu sei que não é nada fácil, como até o próprio ato de continuar praticando beisebol e softbol, conseguir isso por aqui, mas seria muito bom para os dois esportes se a federação fizesse um "esforcinho"até mesmo com a prefeitura, para a instalação de iluminação artificial no Campo de Softbol da Lagoa. Eu sei que um dia isso ainda será possível.
Esse foi um ótimo início de trabalho, como preparação para o II Torneio de Softbol Niterói - Rio que será realizado a partir da segunda metade do mês de Marco, e eu, claro, estarei lá para assistir e relatar tudo que aconteceu no evento.
Pelo o que eu disse acima, como merecimento, pela ótima estrutura disponibilizada pelo Campo de Softbol da Earj, já está programado que os jogos desse torneio serão realizados lá mesmo e no Campo da Lagoa, só faltando definir onde serão realizados os jogos na Cidade de Niterói.
A outra novidade. Será a construção em breve de três novos sites ligados ao beisebol e ao softbol carioca. Eu não preciso nem dizer à importância que esses sites trarão, para melhor informar o crescente número de pessoas ansiosas em saber mais sobre esses dois esportes por aqui. São eles: o site da Liga Carioca de Beisebol e Softbol ( que substituirá o antigo site da Federação como já havia comentado em artigo anterior), o site dos Cariocas Beisebol e Softbol Clube e a página principal do Portal Beisebol Brasil.com .O melhor de tudo que tirará um pouco todo o "peso que tenho tido nas costas" como único site, até o momento, divulgador dos dois esportes no nosso estado. Ufa! Rs.
Ah! Como última notícia, eu queria lembrar a vocês para ficarem "atenados” na programação da TV Brasil ( infelizmente para a notícia que eu vou dar agora, esse canal só está disponibilizado para a TV a cabo), pois em breve passará a matéria de tudo que aconteceu na Taca Lagoa de Softbol no início do ano no programa Stadium. É o nosso softbol alcançado mais e mais o espaço nos meios de comunicação. Legal!
A foto acima é do time que disputou o último amistoso com o time da Earj.

Fonte: Nesse espaço, eu coloco o endereço do site de onde eu consegui base para enriquecer o meu artigo. Como o site da federação ainda está em fase de construção, eu dedico esse espaço ao Sr. Erick Nakano, presidente da FCBS, por gentilmente me fornecer as informações que disponibilizei aqui para vocês.
Erick, muito obrigado, e conto poder ter a sua participação mais vezes para poder continuar construindo um blog melhor a cada dia. Obrigado!