domingo, 21 de novembro de 2010

Foi realizado hoje, a 4a rodada do Campeonato Carioca de Beisebol.


Tivemos nesse domingo no Campo de Pólo 1 da Vila Militar, a 4ª rodada do Campeonato Carioca de Beisebol, tudo isso logo após ter passado 1 semana do sucesso que foi o Torneio Nacional de Ibiúna. Como jogo de abertura, tivemos a disputa de dois times que estão disputando os primeiros lugares no campeonato: Cs Rookies X Tinguá.
A equipe do Tinguá iniciou bastante nervosa a partida, cedendo ainda na 1ª entrada 6 corridas, tivemos até uma troca de pitcher durante o inning, mas de nada adiantou, para evitar o “atropelo” chamado Rookies.
Na 2ª entrada, a “Avalanche Rookies” foi um pouco menos devastadora, mas ainda sim conseguiram fazer duas corridas contra uma feita pelo time da colônia ainda na 1ª entrada.
O pitcher dos Rookies, Troll, deu bastante trabalho para o ataque do Tinguá, que não conseguiram ter muito êxito com o experiente jogador vindo do time A e que muito ajudou o time B dos Cariocas.
Nesse jogo, tivemos até a presença ilustre do estudante de jornalismo da UERJ, Maycom, que foi acompanhar a rodada para cobrir o evento pro site esportivo da universidade. Espero que ele tenha gostado da experiência e venha mais vezes prestigiar e assistir o torneio ou outros jogos de beisebol carioca. Muito obrigado pela divulgação que o seu artigo fará dentro do meio universitário desse esporte tão rico, mas tão pouco valorizado pela imprensa em geral.
Na 3ª entrada, o time do Tinguá começou a se encontrar na partida e fez dessa entrada a mais equilibrada de todo o jogo, com as duas equipes cedendo apenas uma corrida cada. O progresso do Tinguá continuou nas entradas seguintes, fazendo mais três corridas na 5ª e mais outra na 6ª contra nenhuma dos Rookies, mas nessa altura da partida, a recuperação do time da colônia foi em vão, terminando os Rookies vitoriosos do jogo.
O segundo jogo foi entre: Cs Rookies X Rio Nikkey Cats. Pelo fato dos Rookies estarem atrasados no calendário, eles foram obrigados a fazerem as duas partidas da rodada de hoje.
Assim como no primeiro jogo, o Troll iniciou no montinho dos Rookies, só que dessa vez ele e o seu time não tiveram muita sorte.
Ainda na 1ª entrada o Nikkey, precisando vencer e se recuperar na tabela do campeonato, começaram o jogo bastante concentrados e impuseram logo de cara 3 corridas contra nenhuma dos Rookies.
Na 2ª entrada o time dos Rookies estavam bastante confusos defensivamente e cederam duas corridas de graça por erro defensivo, dois balks cedidos (o balk é um erro cometido pelo pitcher na hora do arremesso. Essa jogada é bastante complicada de se explicar, mas resumindo em poucas palavras os dois erros por balk cometido pelo pitcher dos Rookies, foi por ter feito o movimento de arremesso e não ter completado a jogada)
O time do Nikkey estava com outra postura de ataque diferente das outras vezes que eu os vê jogarem. Agora o time estava arriscando mais o roubo de bases, talvez deva ter sido pela influência de seus novos jogadores: Gabriel e Felipe, mas o que importa, é que o time ficou muito mais interessante ofensivamente assim.
Várias foram às mexidas feitas pelos Rookies ainda nas primeiras entradas, mas o resultado foi o mesmo: baixa eficiência defensiva. Enquanto isso o Nikkey estava arrasador, tanto foi assim, que eles impulsionaram 8 corridas na 2ª entrada. Se a regra da “misericórdia” vale-se para a 2ª entrada, o jogo teria terminaria ali.
A jogada mais bonita da 3ª entrada foi um “pitching out” (arremesso do catcher direto a um dos defensores internos, a fim de eliminar corredores) entre o catcher e o 2ª base dos Rookies que terminou na eliminação de um dos corredores do Nikkey, aquela jogada parecia nos mostrar o que seria a recuperação do time da Zona Sul dali em diante.
A substituição do pitcher dos Rookies pelo jogador que começou a partida na 3ª base, Edison, ainda na 3ª entrada, deu um novo ânimo ao time que melhorou muito dali para frente, tanto que os Rookies conseguiram sua primeira corrida no inning seguinte. Aquela corrida ficou sendo a “tabua de salvação” para que fizessem mais uma corrida e não terminassem o jogo ainda na 5ª entrada, e isso aconteceu quando já tinham 2 outs e corredores em bases, para correrem com todas as suas forcas através de um “long hit”(rebatida longa) para o campo esquerdo levando a partida para a 6ª entrada.
Só que o Cs Rookies não contavam com o “poderio” do ataque Nikkey, que funcionou muito bem na entrada seguinte, fazendo 4 corridas contra nenhuma deles e terminando de vez com o sonho de continuarem invictos no campeonato.
Dessa forma esses foram os resultados dessa 4ª rodada:

Cs Rookies 10 X 7 Tinguá
Cs Rookies 2 X 15 Rio Nikkey Cats

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Em 2010 ninguém segurou os Bacamartes. Agora Campeão do Torneio Nacional Iniciante.


Os Bacamartes se sagraram na tarde de ontem, campeões da IV Edição do Torneio Nacional Iniciante de Beisebol após vencerem o time dos Bats por 9 a 2. Depois de terem conseguido em outubro o título da LPB, agora foi à vez de conquistarem um dos torneios de beisebol mais importantes do ano no calendário nacional, já que para mim, o Torneio Nacional é o verdadeiro Campeonato Brasileiro de Beisebol.
E eu não falo isso em vão, já que o campeonato deste ano contou com nada menos que 19 equipes de 6 estados diferentes, somando um total de 300 atletas vindos de quase todas as regiões do país (só faltou representantes da Região Norte e Centro-Oeste para fechar o mapa, mas devido o sucesso que o evento vem fazendo, não dúvido nada que na próxima edição isso não venha acontecer).
Infelizmente os times do Rio não tiveram muita sorte dessa vez, nenhum dos dois representantes (Cariocas e Latinos) foram campeões em nenhuma das 4 chaves em disputa, ficando ao jogador Flávio Assis do Latinos, a responsabilidade por ser o destaque carioca, após ter ganho a premiação individual de “King of Home Run”do torneio, pelo seu inside park home run (já que não houve home runs externos) de duas corridas. Sendo assim, esses foram os outros destaques individuais do campeonato:

Melhor Receptor:
Alexandre Satriano dos Bats, SP.
Maior Impulsionador de Corridas e Maior Anotador de Corridas:
Marcelo Tsunashima dos Bats, SP
Melhor Rebatedor:
Carlos Kakihara do New Giants, SP
Melhor Arremessador e MVP do Nacional
Rafael Uechi do Bacamartes, SP


Abaixo os campeões das outras 3 chaves:

Chave Prata
Vitória A, ES.

Chave Bronze
Vitória B, ES

Chave Cobre
Lapwings, PR

A organização do evento prometeu colocar nos próximos dias as estatísticas individuais de cada atleta, isso é muito bom, já que assim cada jogador terá o conhecimento real de seu desempenho durante as partidas a fim de, melhorarem seus pontos fracos e desenvolverem ainda mais seus pontos fortes para os próximos jogos . Desculpe-me não colocar agora todos os resultados dos jogos disputados no torneio, mas eu farei isso nos próximos dias. Aguardem!
Esse é o link para o álbum de fotos, de alguns momentos especiais tirados do evento: http://picasaweb.google.com/104755603245563447312/IVNacionalIniciante?authkey=Gv1sRgCID2hPGgwpDgLw#

domingo, 14 de novembro de 2010

Mackenzie e Medicina USP. Foram os grandes campeões universitários do beisebol e softbol brasileiro deste ano.



O time do Mackenzie conquistou na tarde do último domingo (dia 07), o Bicampeonato Brasileiro de Beisebol Universitário. Jogando de forma magistral, o time da engenharia Mackenzie não deu chance ao seu adversário (Medicina da USP) vencendo a partida por shotuot pelo placar de 12 X 0. O Mackenzie vinha fazendo um ótimo campeonato, sendo coroado na final por essa excelente vitória. Esse é o 2º Campeonato Brasileiro de Beisebol Universitário realizado pela CBBS, e até então, só vem dando o time do Mackenzie.
O jogo foi realizado no Estádio Mie Nishie, o Estádio do Bom Retiro, e teve até uma presença ilustre assistindo a partida, foi o técnico da seleção brasileira o cubano Orlando Santana, que além de prestigiar o evento utilizou essa final para dar uma “olhadinha” nos futuros craques que poderão fazer parte da nossa seleção no futuro.
No mesmo dia, aconteceu a 2ª edição do Campeonato Brasileiro de Softbol Universitário entre os times: Medicina USP X Universidade Estadual de Maringá. O local do jogo foi lá mesmo no Bom Retiro, antes da partida do beisebol universitário. Se o Mackenzie fez um excepcional campeonato pelo beisebol, o time da USP também fez o mesmo pelo softbol. Apesar de não ter sido campeãs invictas, como a campanha do time de beisebol, as meninas da Medicina USP repetiram a façanha dos garotos e também se sagraram Bicampeãs Brasileiras vencendo a UEM por 4 a 2 na final.
Parabéns aos dois times pela conquista dos títulos, e espero que o mesmo apoio que a CBBS (Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol) dá ao beisebol universitário, que é pra lá de merecido, também comece a dar nos próximos anos aos campeonatos estaduais e ao Torneio Nacional Amador de Ibiúna.
Falando a respeito do nacional. O torneio está acontecendo nesse final de semana na Cidade de Ibiúna e semana que vêm eu darei ampla cobertura sobre um dos torneios nacionais mais importantes do ano. Aguardem!

domingo, 7 de novembro de 2010

Bacamartes, Campeão da LPB 2010.


O time do Bacamarte se sagrou campeão da LPB 2010 (Liga Paulista de Beisebol Amador), vencendo o tradicional time do New Giants no último dia 17/10. Eu demorei em dar a notícia, por estar super envolvido com as finais da MLB e o nosso Campeonato Carioca que ainda está em curso, daí o atraso.
O Bacamarte não deu a menor chance aos Giants, vencendo o jogo com um folgado placar de 12 X 3. O time do Bacamarte começou a construir sua vitória, ao anotar 5 corridas ainda na 1ª entrada, daí para frente foi só administrar a vantagem que foi só ampliando.
Se o ataque estava desempenhando bem o seu papel, seu pitcher titular, Rafael Uechi, também estava executando um ótimo trabalho no montinho. Com um amplo repertório de arremessos, Uechi, não estava dando a menor chance ao adversário de se recuperarem no placar, o que deu a confiança necessária ao técnico por lhe deixar atuando por toda a partida.
Parabéns Bacamarte pelo título, e isso só nos dar a certeza que o Torneio Nacional de Beisebol deste ano, será um dos mais disputados de todas as edições. Falando nisso, o torneio será realizado no próximo final de semana, aproveitando o “feriadão” da Proclamação da República, como eu já havia dito em artigo anterior, o que eu não disse, é que além da presença da maioria dos times que participaram do torneio do ano passado, ainda contaremos com a participação de alguns times ilustres, como: Recife Imortal, que será o primeiro time Nordestino a disputar o torneio e a volta do campeão do ano retrasado, Vitória do ES. Ou seja, eu tenho ou não tenho certeza no que disse?!
Semana que vem darei ampla cobertura ao torneio e para quem puder ir, será um ótimo programa de feriadão. Assim sendo, boa sorte aos dois representantes do Estado do Rio de Janeiro: Latino e Cariocas. Vamos lá galera!

Fonte: http://www.googlesite.ligapaulistadebeisebol.com.br/

sábado, 6 de novembro de 2010

O Viradão Esportiva está vindo aí! E cadê o beisebol e o softbol nesse evento?


O Viradão Esportivo, um evento poliesportivo que será realizado esse ano pela segunda vez em todo o país, é organizado pela TV Globo juntamente com a CUFA (Central Única das Favelas) como o objetivo de conscientizar as pessoas na importância que a prática do esporte traz na melhoria do bem-estar e na saúde de cada um.
Ano passado, o evento aconteceu em todos os estados do país e teve uma mobilização tremenda de várias federações e grupos desportivos. Vários foram os esportes que se mostraram presentes, desde o tradicional futebol até uma insólita corrida de jegue, tudo com o intuito de divertir e aproximar mais as pessoas para a importância do esporte na vida de cada um.
Infelizmente um, aliás, dois esportes não se fizeram presentes ano passado e nem estão agendados para esse ano aqui no Rio, que são claro o beisebol e o softbol. O maior problema, é que o “Viradão” ocorrerá no mesmo período de um dos torneios nacionais mais importantes do calendário carioca, que é o Torneio Nacional de Beisebol em Ibiúna nos dias 13, 14 e 15 mesmo período do evento que ocorrerá nos dias 13 e 14/11 initerruptamente.
Eu até mandei um e-mail ao Sr. Erick Nakano, dando a sugestão de colocar um grupo de atletas que não irão ao torneio, a fim de fazerem as devidas demonstrações ao público das: regras, materiais usados e uma pequena apresentação, tudo com o intuito de divertir mais ao mesmo tempo de mostrar esses dois esportes a um grande público que os desconhecem. Espero que ele goste da idéia, e eu estou deixando o blog e o site também a disposição da federação para qualquer divulgação ou notícias que queira dar, para mim será uma honra.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

San Fracisco Giants. Campeão da Major League 2010.


Depois de um jejum que durava 56 anos (a terceira maior “seca” de títulos da MLB, ficando atrás do Chicago Cubs 102 anos e Cleveland Indians 62) os Giants finalmente se sagraram campeões da MLB 2010 na noite desta segunda-feira.
O título veio na casa do adversário, o Texas Rangers, para uma torcida que encheu os 56 mil lugares no Rangers Ballpark, mas não foi o suficiente para diminuir a vontade que o San Francisco tinha de vencer o jogo e terminar logo a série.
Após a derrota no jogo 3 (como havia falado no artigo anterior) os Giants retomaram suas forcas e venceram o jogo 4, que ocorreu no último domingo, sem muitas dificuldades. Já o 5º e aquele que poderia ser o jogo decisivo para o time californiano, não foi tão fácil assim. Os Rangers, aproveitando que estavam jogando em casa, tentaram realizar a mesma proeza que conseguiram no jogo 3 e empurrarem a série até o sexto jogo, mas como dizia aquela velha frase: “Cada jogo, é uma história...”, infelizmente eles não conseguiram ter a mesma sorte dessa vez.
As duas equipes contando com seus pitchers titulares: Tim Lincecum pelos Giants e Cliff Lee pelo Texas, assim como aconteceu no jogo 1, fizeram um jogo bastante equilibrado em que as duas defesas se destacaram muito, e diferente do primeiro confronto na WS, dessa vez ambos atuaram muito bem pelo seus times. O jogo estava tão parente e rápido, que não havia passado de 0 a 0 no final da sexta entrada com menos de 2 horas de jogo. Até que chegou a 7ª entrada, e quando tudo parecia crer que o jogo iria até a prorrogação, Edgar Renteria deu o “ar de sua graça” e realizou o seu 2º home-run nessa pós temporada, reacendendo as esperanças da torcida dos Giants que o título não passaria da noite de ontem. Um jogo tão equilibrado quanto aquele e com 3 a 0 no placar ( já que seu home-run valeu 3 corridas), praticamente decretavam a vitória do time da Califórnia, que foi o que aconteceu. Nelson Cruz dos Rangers, até chegou a fazer outro home-run na partida ainda na 7ª entrada, só que esse valeu apenas 1 ponto, o que foi insuficiente para reanimar a torcida e o time dos “patrulheiros” a voltarem por equilíbrio no jogo.
Sendo assim, esse foi o sexto titulo da franquia o primeiro em São Francisco, já que os outros cinco foram obtidos ainda em Nova Iorque nos anos de 1905, 1921, 1922, 1933 e 1954.
Parabéns aos Giants pelo título e ótima campanha que fizeram por toda a Major League nesse ano. Apesar da MLB 2010 ter terminado, eu continuarei a postar artigos sobre a principal liga de beisebol do mundo durante as férias, só que agora eu falarei sobre: contratações, amistosos internacionais e o tradicional spring training, dessa forma espero ver a participação de todos vocês. Abaixo os resultados dos jogos 4 e 5.

Jogo 4

Giants 4 X 0 Rangers

Jogo 5

Giants 3 X 1 Rangers