domingo, 30 de janeiro de 2011

Continuando a serie, hoje eu falarei sobre as principais diferencas entre o beisebol e o softbol.



Eu continuarei hoje a minha serie sobre o softbol, falando sobre a dúvida que ainda paira sobre muita gente: Afinal. Quais são as principais diferenças entre o beisebol e o softbol?
Muitas pessoas, inclusive eu, têm muitas dúvidas sobre as diferenças do beisebol e do softbol, já que a primeira vista a principal seria a realização de um por homens, teoricamente o beisebol, e outro exclusivamente por mulheres, o softbol, mas que acompanha os dois esportes regularmente como eu, sabe que as coisas não são exatamente assim.
Por isso, para esclarecer essas e outras dúvidas, vamos aprender um pouquinho mais sobre esse esporte maravilhoso que é o softbol. Espero que gostem!

Diferenças entre o Beisebol e o Softbol.

Um jogo de softbol, praticado predominantemente por mulheres, é muito parecido com um de beisebol, porém tem regras que o diferenciam deste esporte.
Assim como no beisebol, o softbol é dividido em innings, que são um conjunto de uma defesa e um ataque de um determinado time. Porém, em vez de nove innings, como no beisebol, um jogo de Softbol tem apenas sete.
Outra característica marcante do softbol é o arremesso da bola. Neste esporte, ao contrário do beisebol, a arremessadora deve fazer o movimento com o braço de baixo para cima, obrigatoriamente com o punho e cotovelo alinhados verticalmente.
A bola utilizada e o campo de jogo do softbol também têm suas diferenças em relação ao beisebol. A bola é maior e mais leve (30,4 cm de circunferência e 165,5 gramas), e o campo tem dimensões menores (60,96 metros de raio).
No softbol, a corredora não pode sair correndo da base a qualquer momento, como no beisebol. Ela deve esperar até que a arremessadora solte a bola para iniciar a corrida para outra base, que é dupla, uma para a jogadora de defesa e outra para a jogadora de ataque.
Não existe empate em uma partida de softbol. Caso o placar permaneça igual ao final dos sete innings, serão disputados mais três. Se a igualdade persistir, será realizado o desempate, no qual cada equipe inicia o ataque com uma corredora na segunda base.

A foto acima é da nossa equipe feminina de softbol que disputou o último Pan-Americano em 2007 no Rio. Dá para ver que estamos muito bem representados. Parabéns pela beleza de cada uma e principalmente pela forca de vontade.



Curiosidade entre os dois esportes.




Uma bola arremessada por uma pitcher de softbol pode alcançar a velocidade de 112km/h. Vale lembrar que a distância entre a pitcher e a rebatedora no softbol é menor que a do beisebol. O tempo de reação que uma rebatedora tem após o arremesso no softbol é praticamente o mesmo que um rebatedor tem após um arremesso no beisebol.
A ilustracão ao lado, nos mostra o desenho de um campo de softbol com as medidas oficiais.

Depois de alguns atrasos, ontem foi realizada a 6a rodada do Estadual de Beisebol.

Olá galera! Depois da minha “longa” retirada forcada, finalmente estou de volta. Infelizmente eu tive alguns problemas de saúde que me atingiram por quase todo o mês de janeiro e por isso fui obrigado ficar esses dias afastado de fazer o que mais gosto: que é poder informar a todos, sobre o que acontece no beisebol carioca. Sinto muito! Mas graças a deus, eu estou de volta firme e forte e cheio de noticias “fresquinhas” sobre a continuação do Campeonato Carioca de Beisebol 2010/2011.
O amistoso que aconteceu no último dia 16/01 entre Cs Rookies X Vitória, ficou mesmo 21 X 12 para o time carioca. O jogo tinha validade oficial na classificação do campeonato, como eu havia dito anteriormente, mas a sua validade acabou sendo revista e a partida serviu mesmo como um grande “amistoso de luxo” do time B dos Cariocas contra uma das melhores equipes de beisebol do país.
Agora fica a expectativa, se o time do Vitória retornará ao Rio no primeiro final de semana de fevereiro, para realizar as partidas que estavam sendo programadas contra o restante dos times que participam do Campeonato Carioca. Eu espero que voltem, porque afinal eu não tive a oportunidade de ver o time do Espírito Santo em ação, e eu tenho certeza que será uma ótima experiência. Mas mesmo que não retornem: Obrigado Vitória, por sua participação!
Agora falando sobre Campeonato Carioca, ontem 29/01, foi realizada a 6ª rodada com o jogo entre: Cariocas X Latinos. Os Cariocas, que até então estavam invictos no torneio, tiveram o péssimo sabor de conhecerem sua primeira derrota nessa tarde de sábado. Os Latinos venceram os Cariocas por 9 X 4. O jogo foi marcado por vários erros defensivos e fraca atuação dos atacantes das duas equipes, mas apesar disso, os Latinos estavam melhores ofensivamente e conseguiram rodar 4 vezes no ataque contra duas dos Cariocas. O outro jogo que estava marcado para acontecer ontem entre: Cariocas X Tinguá, infelizmente teve que ser adiado.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Continuando a serie, agora é a vez de falarmos do Softbol praticado no nosso país.

Continuando a serie sobre o softbol, hoje eu falarei desse esporte em terras tupiniquins, isso mesmo, aqui no Brasil. Sua história, realidade, e vitórias em torneios internacionais. Com textos recheados de curiosidades sempre acompanhados com belas fotos, cedidos pela FBBS.
Desse modo, fique à vontade para descobrir um pouco mais sobre esse esporte fascinante que assim com o beisebol tem atraído muito o interesse tanto de homens como de mulheres, já que diferente do que possa pensar algumas pessoas, o softbol também é um esporte praticado pelo sexo masculino. Diferente do beisebol, eu não farei uma serie falando do: Softbol no Rio de Janeiro, já que a historia desse esporte é muito semelhante a do beisebol, sendo assim, eu não teria muito que contar dessa vez.





História do Softbol no Brasil



No Brasil, o softbol só começou a ser praticado com maior intensidade a partir da década de 70, principalmente pelas mulheres. Acompanhantes dos maridos e dos filhos nos campos de beisebol, as mulheres (esposas e filhas) atuavam meramente como coadjuvantes - preparando a comida e torcendo. Até que um dia, resolveram mudar essa rotina e entraram em campo.
Este fato ocorreu em 1970, embora a própria Federação Paulista, desde 1946 carregasse junto com o beisebol o termo softbol, isso por uma contingência histórica.
Entre os clubes pioneiros em São Paulo estão: Coopercotia, São Paulo, Anhangüera, Gigante, Ipiranga, Osasco, Kodama e União Assahi (Santo André).
No interior, os primeiros foram Aliança, Mirandópolis, Araçatuba, Junqueirópolis, vindo depois Pacaembu e Pereira Barreto. No estado do Paraná, iniciou-se por Curitiba, onde se formaram várias equipes.
Até a década de 80, no Brasil, praticava-se o softbol na modalidade lento e com 10 jogadoras em campo. No entanto, em 1980, após jogos amistosos no Uruguai, as jogadoras conheceram o lançamento rápido que posteriormente foi adotado por todos os times.



Realidade do Softbol Brasileiro atual.



Assim como o beisebol, o softbol não é uma modalidade muito difundida no país. Ambas são comandadas pela mesma entidade - Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS). Por não ter muitos praticantes, o esporte nunca conquistou grandes resultados internacionais. A esperança de evolução, porém, está no centro de treinamento de Ibiúna (SP), onde treinam os principais nomes do esporte no país.
Depois do amistoso contra o Uruguai (dito acima), o número de praticantes aumentou bastante no Brasil, assim como o número de jogos de intercâmbio com times de outros países. No entanto, o softbol do Brasil continua muito aquém do nível técnico de potências como EUA, Austrália, Japão e China.

A foto ao lado, é de uma clínica de softbol realizado no CT de Ibiúna em fevereiro de 2007.

A participação brasileira na história dos jogos olímpicos.

O Brasil não disputou a competição de softbol na Olimpíada de Pequim. O país sequer participou do Pré-olímpico das Américas, ocorrido em Valencia, na Venezuela, em 2007. As atletas brasileiras alegaram falta de incentivo ao esporte.
Aliás, o Brasil nunca conseguiu se classificar para a disputa de uma Olimpíada no softbol, que só passou a ser disputado como modalidade olímpica a partir da Olimpíada de Atlanta-1996.
E se tratando de torneios internacionais. Em abril de 2007, o Brasil sagrou-se vice-campeão da Copa Buenos Aires, um dos torneios preparatórios para o Pan-americano. A primeira colocada foi à seleção argentina, que venceu todas as suas partidas.
Falando nisso. O Brasil só fez a sua estreia no Pan do Rio de Janeiro (apesar da modalidade ser disputada desde a edição de 1979, em San Juan, Porto Rico), por ser sede dos Jogos. A seleção brasileira de softbol terminou em 7° lugar na competição. Dentro do Grupo A, o Brasil perdeu para Cuba, por 1 a 0, Colômbia por 2 a 0 e Estados Unidos por 7 a 0. Na disputa do 7° lugar as brasileiras derrotaram a seleção de Porto Rico, por 1 a 0, a medalha de ouro ficou para as americanas, a prata para as canadenses e o bronze para as venezuelanas.

Tivemos nesse final de semana, a 6a rodada do Campeonato Carioca 2010/2011.

Foi realizado hoje, um jogo valendo pela 6ª rodada do Campeonato Estadual de Beisebol 2010/2011. A partida foi entre Cs Rookies X Vitória ES, até o momento não tenho em mãos o resultado do jogo, já que infelizmente não pôde ir para acompanhar a partida da rodada, mas tão breve eu saiba o resultado estarei passando a vocês. Desculpe-me.
Estava programado para acontecer quatro jogos com o time do Vitória nesse final de semana (dois ontem: Vitória X Latinos, Vitória X Cs Rookies; hoje seria: Vitória X Rio Nikkey Cats, Vitória X Tinguá. Esse último já cancelado previamente devido as fortes chuvas que afetaram a Região Serrana nessa semana), devido ao fato da equipe estar estreando agora no torneio e esses jogos seriam as partidas que estavam em atraso com o time capixaba, mas devido a vários motivos o time da Capital do Espírito Santo só pôde realizar um único jogo válido.
Tudo leva a crer, que no primeiro final de semana de fevereiro eles voltem para completarem 4 jogos, esses valendo cada um o peso de duas partidas, e dar assim, a chance ao time visitante de poder disputar às finais do campeonato.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Trabalho de re-instalacão das grades do Campo da Lagoa se iniciaram.


Bom Dia Galera! E apesar do atraso, eu desejo a todos: um Feliz Ano de 2011! E que nesse ano, que está apenas começando, sonhemos e trabalharemos para isso, que é ver um beisebol e softbol cada vez melhor no nosso estado e em todo o país.
Desculpa por não dá “às caras” há pelo menos duas semanas, mas eu andei muito mal nesses últimos dias, mas agora, graças a deus, eu estou melhor e firme e forte para continuar “tocando o barco” que é manter a todos muito bem informados sobre as noticias desses dois esportes no Rio de Janeiro.
E pra começar a primeira noticia do ano não poderia ser melhor, finalmente parte das grades que cobrem o Campo de Softbol da Lagoa Rodrigo de Freitas já foram novamente instaladas. Depois do sucesso que foi a Árvore de Natal da Lagoa versão 2010/2011, no último dia 07/01 (tradicionalmente todos os anos é escolhido essa data por representar um dia após o Dia dos Reis, quando simbolicamente todos deveram desmontar suas árvores de natal) começaram os trabalhos de desmontagem da árvore. A estimativa que dure 30 dias para que esse processo termine, sendo que cerca de 200 pessoas estão envolvidas nessa tarefa.
E a noticia realmente é boa, porque nos outros anos demorou cerca de quase 1 mês para o começo da recolocação das grades, e nesse ano, menos de uma semana depois do inicio dos trabalhos, a previsão é que todas as grades deverão ser novamente instaladas. É ou não é uma ótima noticia pra começar bem esse ano de 2011?
No momento já foram instaladas as grades que ficam na frente da ciclovia e a outra que fica de frente para a rua, e até andaram dando uma ajeitada no campo com a colocação de saibro nos buracos, agora novamente os times dos Carioca e Latino voltaram a terem seu campo para treinarem não precisando se deslocar mais todos os domingos para irem ao Campo da Concha Acústica em Niterói, ou um dos Campos de Pólo da Vila Militar.
E a retomada do Campo da Lagoa veio em ótimo momento, já que semana que vem provavelmente teremos o reinicio do Campeonato Carioca de Beisebol, e um dos jogos será a grande surpresa entre todos os campeonatos já realizados, pois teremos a ilustre presença do time do Vitória do ES estreando no torneio contra os Cariocas.
E esse será apenas o inicio do ótimo ano que teremos daqui para frente.


fonte: www.diariodorio.com