domingo, 24 de janeiro de 2010

Como artigo de termino dessa série, hoje eu vou falar do beisebol praticado na Capital Federal.






As belezas arquitetônicas da nossa Capital Federal o país inteiro conhece, mas poucas pessoas sabem que lá também se pratica beisebol e softbol. E é por isso, que eu vou terminar a minha série falando dos estados confederados a CBBS falando da Cidade de Brasília.
Brasília é uma das cidades mais novas a fazer parte do quadro de membro da CBBS. A realização de jogos de beisebol já existe por lá há muito tempo, mas só recentemente foi criado a Federação Brasiliense de Beisebol e Softbol, por isso o seu tardio ingresso na Confederação Brasileira. Outro fator que também foi determinante no seu atraso: foi o pequeno número de times praticantes tanto de beisebol como de softbol por lá, mas recentemente esse aspecto tem sido mudado, e até a inscrição de time oriundo dos EUA pela embaixada americana (Eagles) ocorreu nos torneios realizados pela sua federação.
Desse modo eu começo a contar mais essa bela história da formação, que ainda não terminou no nosso país, e desenvolvimento do beisebol no nosso Distrito Federal.
A foto acima é do time de Brasília, vice-campeão do I Torneio Brasília de Beisebol Adulto.


História

Não se tem registros exatos de quando se iniciou o beisebol na Capital Federal, mas tudo se sabe que foi graças à imigração japonesa que o beisebol começou a ser praticado por lá. Hoje em dia, como eu contei no anunciado da matéria, o Campeonato Brasiliense de Beisebol (Taca Hiroshi Idi) conta até com a participação de um time da embaixada americana, o que mostra o seu fortalecimento e o carisma que o esporte tem alçando, já que é cada vez maior o número de pessoas que se inscrevem em times da região para praticar beisebol.

Beisebol Entre a Garotada

O esporte é praticado na cidade por mais de 300 crianças e adolescentes, graças ao projeto pioneiro de um cubano radicado no Brasil, o nome dele é Aris Patterson. Tudo começou em 2001, quando aos 35 anos, seis deles no Brasil, aonde chegou para trabalhar com ginástica olímpica, Patterson sempre quis implantar o esporte entre a criançada. O pai dele foi chefe da equipe de beisebol Oriente, em Santiago de Cuba. ‘‘Esse projeto é uma paixão minha. Há um ano e meio resolvi tocar o beisebol. Meus amigos dos Estados Unidos e de Cuba mandam os materiais e graças a Deus está dando muito certo’’, lembrou o cubano.
Sob um forte sol, dezenas de meninos e meninas participaram ontem (07 de Janeiro, de 2001), no Parque da Cidade, das finais do 1º Torneio de Beisebol do Distrito Federal. Participaram do torneio quatro equipes: Brigada Mirim do Corpo de Bombeiros de Ceilândia, que formou dois times, Colégio Militar Dom Pedro II (CMDP II) e Escola Americana. Os garotos, entre 5 e 13 anos, foram divididos nas categorias pré-infantil e infantil. A pré-infantil teve vitória da Brigada Mirim por 6 x 2 sobre o CMDP II. A categoria infantil terminou com o CMDP II vencendo a Brigada Mirim de Ceilândia por 5 x 2. Apaixonado pelo esporte, o pequeno Lucas Carvalho da Silva, 8 anos, estudante da 2ªsérie do CMDP II e morador do Cruzeiro Novo, é categórico: ‘‘Sem o beisebol, nem sei o que seria da minha vida. Estou achando esse esporte ótimo. Damos duro. Tem vez que temos que correr pelo campo umas cinco vezes e os professores ainda manda fazer um monte de abdominais, mas vale à pena’’, disse o jovem atleta, que diferente da maioria, prefere arremessar a rebater a bola. Patterson conta que no início do ano passado, dois amigos norte-americanos vieram a Brasília para falar um pouco sobre o beisebol. Na ocasião, alguns professores de educação física do CMDP II participaram das palestras e se juntaram a Patterson. Hoje já são cinco professores trabalhando, dois brasileiros (Robson Souza e Jam Alves) e três cubanos, incluindo Patterson. ‘‘Essas crianças já são loucas por beisebol. Tem dia que elas jogam com pedras enquanto o material não chega’’, revela Robson.
Graças a ele também, o esporte se popularizou muito na Capital Federal, dando origem mais tarde a Federação Brasiliense de Beisebol e Softbol.

A foto acima, é de um jogo realizado no Campo de Beisebol de Brasília pela I Taca Brasília de Beisebol Adulto.

Campeonato Brasiliense de Beisebol

Esse campeonato, que é um dos mais importantes na Cidade de Brasília, conta com várias equipes que se revezam na sua participação de um torneio a outro. Já fizeram parte dele os times: Formosa, Nipo, Dragões, Vargem Bonita, Eagles, Nikkey e Taguatinga. Geralmente esse torneio é realizado no Campo do Clube Nipo Brasileiro, por possui melhor infra-estrutura para abrigar a realização de qualquer campeonato. Mas além desse campo, Brasília também conta com mais dois outros locais, são eles: os campos do Riacho Fundo e Vargem Bonita.
A foto ao lado, é da Arquibancada do Campo de Beisebol de Brasília. Apesar de ser pequena, ela tem a incrível capacidade de acolher bem o público que vai lá para assistir aos jogos.

Desse modo não só a Cidade de Brasília, como as demais regiões do país que se praticam beisebol, vão construindo sua história dentro do cenário nacional. Assim sendo, o meu próximo artigo vai ser para falar: dos estados que não são federados a CBBS, mas também se tem registro da realização de jogos e até mesmo campeonato de beisebol. Então, até lá!

Fonte: http://www.correiobrasiliense.com.br/

5 comentários:

  1. Olá, amigo,
    tudo bem? Sou produtor da TV Globo, chamo-me Francisco, e gostaria de produzir uma matéria bacana sobre o beisebol.
    Se lhe interessar também, por favor, entre em contato comigo pelo e-mail francisco.trigo@tvglobo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Me desculpa pelo atraso da resposta, mas como eu só entro na net 1 vez por semana, às vezes acontece esse problema. Eu já lhe enviei pelo seu e-mail a resposta, assim que puder, por favor, entre em sua caixa de correio eletrônico.
    Muito obrigado em nome de todos que amam ou praticam esses dois esportes, pela oportunidade de poder divulgar para um grande público, já que a audiência da TV Globo é imensa no país, a realidade e a luta diária que tanto a federação como todos os atletas tem, para manterem viva a realização de uma rotina de treinos e torneios de softbol e beisebol por aqui. A ajuda do senhor será muito importante, para que mais um “tijolinho” no avanço desses dois esportes, seja feita o mais rápido possível aqui no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Moro em Palmas - TO e tenho uma grande paixão e interesse pelo beisebol. Tenho até alguns materiais no momento (bastão de alumínio e luva).
    Mas aqui, acredito que mais que muitos lugares do Brasil, é realmente difícil conseguir gente interessada em jogar "E" arrumar os materiais mas assim mesmo todo dia treino em casa com o conhecimento que posso através da internet.

    Assim mesmo sonho em jogar com um pessoal que goste em um campo, mesmo que seja improvisado. Como eu tenho parentes e costumo quase sempre ir para Ceilândia nas férias, quero desta vez poder jogar pra valer enquanto eu estiver no DF. Então, alguém poderia me indicar ou me informar quem ou onde se joga Beisebol no Distrito Federal?

    Tudo e Qualquer Coisa aqui: fernando.cristino.reis@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Cara estou emocionado, eu participei destes jogos fui treinado pelo Aris Patterson durante uns 5 anos. Era aluno do CMDPII. Você tem alguma informação sobre times em brasilia?

    ResponderExcluir
  5. B. Tarde Lucas! Me desculpa pela longa demora em lhe dar uma resposta. Mas infelizmente fui atingido por um grave problema de sáude, no final do ano passado, que só esta me fazendo retormar a escrever artigos para o blog agora.
    Infelizmente ainda não há um site oficial da Federacão Brasiliense de Beisebol e Softbol, mas você pode conseguir informacões de onde poder voltar a praticar o esporte no site: www.nippobrasilia.com.br ou pelo e-mail: takahashiepereira@terra.com.br.
    Até onde eu sei, os únicos times existentes em Brasília eram os ditos na matéria, mas agora fiquei sabendo que surgiu alguns outros, gracas ao trabalho do cubano Aris e a forca de vontade das pessoas que realmente amam o beisebol. Fique com Deus e até breve.

    ResponderExcluir