domingo, 10 de janeiro de 2010

Continuando a minha série de artigos, hoje eu falarei sobre: O Beisebol no Paraná.




A tradição dos times paranaenses dentro do beisebol nacional é imensa. Várias são as equipes que participam dos torneios realizados pela CBBS durante o ano, não só no beisebol como também no softbol. Por isso eu não me atrevo a dizer que o Estado do Paraná é a segunda maior forca do beisebol brasileiro, só perdendo para o Estado de São Paulo. Mas apesar disso, a realidade do beisebol paranaense também não é muito diferente dos outros estados brasileiros, que sofrem com o descaso e conta com a colaboração de jovens entusiastas na prática do beisebol, a única chance de construírem um futuro melhor para o esporte no seu estado.
E assim que eu inicio mais esse artigo, e espero que os textos, fotos e tudo mais, possam ajudá-los a entenderem a realidade do beisebol brasileiro. Obrigado!

História

No Paraná a história também não poderia ser diferente. O beisebol foi trazido para o estado pelos primeiros imigrantes japoneses que ali fixaram moradia, primeiramente eles se concentraram nos municípios ao norte do estado: Guapirama, Assai, Maringá, Curitiba e Londrina, sendo posteriormente espalhado para os demais municípios do estado. Sendo que Cambará foi à primeira cidade a receber os primeiros colonos japoneses no estado.
Mas foi em 1933 nas Cidades de Cornélio Procópio (colônia central) e Londrina, que tivemos o registro dos primeiros times de beisebol fundados no estado.
Em 1948, com vista de dirigir as atividades esportivas da região, foi fundada a Liga Desportiva Norte Paranaense, enquanto que no sul do estado era fundada a Associação Esportiva Nipo-Brasileira, que mais tarde passou a se denominar Associação Curitibana de Beisebol e Softbol.
Mas só em 1954 foi realizado o primeiro campeonato oficial de Curitiba. E em 1965 foi fundada a Federação Paranaense de Beisebol e Softbol. Nessa mesma época, surgiram vários estádios de beisebol no Brasil. Em Curitiba, por exemplo, o Estádio Municipal de Beisebol foi inaugurado em 1978.
Atualmente há uma iniciativa importante por parte da prefeitura de Curitiba, para promover a inclusão social para meninos e meninas carentes através do esporte na capital paranaense. É o Projeto Piá do Beisebol, que também atinge a Cidade de Londrina, sendo essa organizada pela Fundação de Esporte de lá.
O norte do Paraná se destaca até hoje na modalidade, graças à Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL), que mantêm times de beisebol.
Outro fator importante que muito contribuiu para a disseminação do beisebol nesses municípios era que muitas cidades interioranas onde esses imigrantes se radicaram tinham seu clube e suas categorias, o que caracterizou o auge do esporte nos anos 90. Como herança disso, a cidade de Londrina (PR), possui um dos maiores estádios brasileiros da modalidade, Estádio Takeshi Sugeta. Já Ibiúna, no interior de São Paulo, concentra o maior centro de treinamento.
Hoje o beisebol está bastante enraizado dentro do estado paranaense, e se no começo o esporte era praticado em sua maioria nos municípios ao norte, hoje quase todos os municípios tem ele como principal modalidade esportiva.
A foto acima é de um jogo realizado no Estádio Takeshi Sugeta, Londrina.


Estádios de Beisebol Paranaense

Como eu falei acima, o Estádio Takeshi Sugeta é um dos principais estádios não só do estado paranaense como um dos principais estádios do Brasil. Esse estádio que fica na Cidade de Londrina pode receber até 5000 espectadores.
Mas o Estado do Paraná também possui outros estádios de respeito, como o Estádio Municipal Iguaçu de Beisebol, que fica na Cidade de Curitiba e recebeu uma grande reforma nos últimos tempos em comemoração o Centenário da Imigração Japonesa ao Brasil.
A reforma foi feita pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que recuperou todas as instalações do estádio. Foi trocada toda a cobertura da arquibancada do estádio, foram reformados os vestiários e o campo de jogo. O estádio tem 67 mil metros quadrados e também está adaptado ao Softbol.
Outra praça para a prática do beisebol de respeito dentro do Estado do Paraná é o Campo Municipal de Beisebol de Guapirama. Guapirama possui o único campo de beisebol do Norte Pioneiro do Paraná, e um dos poucos em todo o estado. Apesar de possuir o campo, o município não possui um time oficial praticante do esporte. É administrado pela Colônia Japonesa do município e recebe anualmente campeonatos que contam com a presença de diversas celebridades estaduais e nacionais do esporte.
Além desses, o Estado do Paraná conta com inúmeras outras pracas para a prática tanto do beisebol como do softbol espalhadas por todo o estado chegando ao total de 20, só perdendo para o Estado de São Paulo que possui 50 lugares apropriados para a prática do esporte, sendo esse o estado que mais possui campos de beisebol no pais. São alguma delas: ACE Arapongas, Nikkey Curitiba, ACE Maringá, Rolândia, Umuarama, Uraí, Curitiba Paraná - Clube - Quatro Barras.

A foto acima é do Estádio Municipal do Maringá.

Times

Sendo assim, com tantos campos e estádios o Estado do Paraná não poderia ficar atrás em número de times. Assim como em São Paulo, o estado conta com uma forte infra-estrutura tanto nos times adultos como nos times infanto-juvenis, isso se reflete nos inúmeros títulos conquistados pelas várias equipes que representam o estado em competições organizadas pela CBBS durante todo o ano. Quase todos os times possuem equipes em todas as categorias, o que engrandece muito o futuro das instituições esportivas e a perpetuação da prática do beisebol no estado.
Não dá para divulgar todos os times do estado já que são muitos, mas eu tentarei publicar pelo menos alguns que tem de se destacar pela história que possuem dentro do beisebol no estado. São eles: Assai, Nikkey Curitiba, Maringá, Londrina, Nikkey Santo Amaro, Paraná, Lapwings, Sul Brasil etc. Desculpa por aqueles que eu não falei, mas isso é um ótimo retrato de eficiência e competência esportiva que faz com que o beisebol no Paraná cresça continuamente.
A foto acima é da entrega da taca do XII Torneio Início de Beisebol Interclubes Pré-infantil, Taca Honório Mukai, entregue a um dos jogadores do Maringá campeão do torneio. Isso mostra o interesse que a maior partes dos times paranaense tem em apostar nas categorias de base, o que já vem lhe colhendo frutos há algum tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário