domingo, 30 de maio de 2010

Agora foi a vez do arremessador dos Phillies de entrar na história.


O fato marcante desta semana na MLB ficou por conta do jogo de ontem entre Philadelphia Phillies X Florida Marlins. Dessa vez a estrela foi o arremessador Roy Halladay, que com uma atuação brilhante conseguiu nada mais que o 20º jogo perfeito da Major League, e ainda não satisfeito conseguiu também realizar um no-hitter. Os Phillies ganharam a partida por 1 X 0 dentro do estádio dos Marlins.
Um jogo perfeito sempre é uma partida especial, só você imaginar que esse torneio já existe há mais de 100 anos e a média de jogos na temporada regular passa dos 160; pode se verificar a dificuldade que é executar esse feito, além do mais, a Major League conta com os melhores jogadores do mundo, inclusive rebatedores é claro. O mais impressionante dessa marca, é que essa é a primeira vez da história a ter 2 jogos perfeitos na mesma temporada, o outro jogo perfeito ocorreu entre a partida do Oakland X Tampa Bay em 9 de maio, como eu já havia comentado em artigo anterior.
Halladay foi ovacionado por uma platéia de 25.086 expectadores, que tiveram a honra de poderem ver de perto esse grande momento. O trabalho do arremessador dos Phillies foi árduo, ele foi obrigado a eliminar 11 jogadores até o inicio da 9ª entrada, quando foi substituído pelo arremessador dominicano Ronny Paulino, que terminou com maestria essa entrada e decretou o feito para o seu colega.
Essa foi a 2ª vez que um arremessador dos Phillies consegui realizar um jogo perfeito, a 1ª ocorreu em 1964 com o lendário Jim Bunning. Halladay que já havia ganho o prêmio Cy Young (prêmio dado aos melhores arremessadores da temporada na Major League), conseguiu mostrar mais uma vez, porque é o arremessador número 1 do bullpen do time da Philadelphia.
Essa temporada realmente está sendo o “ano dos arremessadores”, nunca tantos pitchers conseguiram destacar-se como está acontecendo agora, só observar que quase todos os artigos que falo sobre a MLB, é para comentar partidas brilhantes executadas por arremessadores igualmente espetaculares.
Agora uma “notinha” continuando a falar sobre o beisebol internacional. É que saiu essa semana uma lista com os 10 torneios esportivos com o maior número de espectadores por jogo no mundo. E a “bolinha” não fez feio, 2 desses 10 eventos são competições de beisebol. O 1º torneio de beisebol a aparecer na lista é a MLB, ficando em 6º lugar com um índice de público de aproximadamente 32.539 pessoas. E o 2º é a NPB (Liga Nipônica de Beisebol), os japoneses ficaram em 10º lugar com aproximadamente 25.044 expectadores. O 1º lugar da lista ficou por conta de outro esporte que é “febre nos Estados Unidos”, o futebol americano, com um índice de público de aproximadamente 68.240 torcedores e o 2º foi por um esporte parecido com o beisebol (sendo assim, o beisebol ficou com 3 dos 10 primeiros lugares, rs) o críquete, estou falando da Liga Indiana com média de público de 58 mil pessoas, nada mal!
Abaixo estam todos os resultados dos jogos de ontem:

Cleveland 13 X 11 Yankees
St Louis 0 X 5 Cubs
Baltimore 2 X 5 Toronto
Houston 2 X 12 Reds
Seattle 1 X 5 Angeles
Mets 6 X 8 Milwaukee
Texas 3 X 8 Minnesota
Philadelphia 1 X 0 Florida
Oakland 6 X 0 Detroit
Pittsburgh 3 X 6 Atlanta
White Sox 5 X 8 Rays
Dodgers 3 X 11 Colorado
Kansas City 0 X 1 Boston
Washington 2 X 4 San Diego
Arizona 1 X 12 Giants

domingo, 23 de maio de 2010

Japonês do Boston, dá a "volta por cima" em jogo contra os Phillies. Já Ortiz, hum!


O destaque da semana na MLB ficou por conta de outro arremessador só que dessa vez do Boston Red Sox. Daisuke Matsuzaka em partida irreparável, quase conseguiu o seu 1º no hitter na carreira e seria o 3º dessa temporada na Major League, “quase”, porque se encaminhando ao final da oitava entrada o mexicano Juan Castro impediu a façanha. O jogo foi ontem entre o Boston X Philadelphia Philles, os meias vermelhas ganharam a partida por 5 X 0 gracas a atuação impecável do japonês que estava voltando ao bullpen dos Red Sox, depois de uma distencão no joelho que obrigou a ficar um longo tempo distante do montinho.
O japonês nunca havia conseguido um no hitter, o que é e sempre foi uma tarefa bastante difícil até mesmo para os maiores arremessadores da história da Major League. E além de não ter obtido um no hitter ele não conseguiu realizar um jogo completo, devido ao fato de seu treinador, Terry Francona, ter decidido substituí-lo a fim de poupá-lo por Daniel Bard no inicio da nona entrada. Essa seria a segunda vez que ele conseguiria realizar um jogo completo( o que não é nada fácil para um time que tem dois dos melhores pitchers em seu bullpen, Josh Beckett e Jon Lester) a única vez havia sido contra o Detroit na sua temporada de estréia na MLB em 2006.
Bard completou com sucesso o ótimo trabalho do japonês, e conseguiu finalizar com perfeição a última entrada decretando a vitoria dos Red Sox. Se o japonês esta em alta com o técnico e sua torcida pelo feito de ontem, o dominicano David Ortiz, não pode dizer a mesma coisa. Ortiz que em outros tempos era titular absoluto da 1ª base dos Red Sox, atualmente nem no dogout (banco de reservas) tem ficado agora, Kevin Youkilis assumiu esse posto.
A fase do dominicano tem sido ruim há algum tempo, desde que explodiu a noticia do uso de asteróides na MLB em 2007, por coincidência ou não, o seu índice de AVG (índice de aproveitamento de rebatida ao bastão. Por consenso, o índice ideal de aproveitamento de um rebatedor é na casa dos 4.50) tem sido péssimo. Nesse inicio de temporada tem ficado na casa de 2.38, muito baixo para um dos jogadores que até pouco tempo atrás era jogador de leader-off do Boston (leader-off- é o nome que se dá ao primeiro rebatedor do line-up de um time, sua escolha é feita devido ao ótimo índice de aproveitamento ao bastão).
Ortiz que foi um dos principais responsáveis pela campanha que levou ao título do Boston em 2004, acabando com um jejum que durava 88 anos, não tem conseguido reviver seus bons tempos e nem como pitcher hitter ( pitcher hitter, ou rebatedor substituto. É o nome que se dá ao rebatedor responsável por substituir principalmente o arremessador em sua vez ao bastão. Na MLB a posição de pitcher hitter existe somente na Liga Americana na Nacional essa posição não é permitida, sendo assim, o arremessador deve ir ao bastão em sua vez no line-up) ele tem sido aproveitado atualmente, tendo o veterano Mike Lowell assumido essa responsabilidade.
Abaixo os resultados dos jogos de ontem.

Florida 1 X 4 White Sox
Angeles 10 X 7 St Louis
Giants 0 X 1 Oakland
Baltimore 6 X 7 Washington
Colorado 3 X 0 Kansas City
Rays 4 X 2 Houston
Milwaukee 7 X 8 Minnesota
Boston 5 X 0 Philadelphia
Cincinnati 6 X 4 Cleveland
Detroit 4 X 6 Dodgers
Cubs 5 X 4 Texas
Yankees 3 X 5 Mets
San Diego 2 X 1 Seattle
Toronto 5 X 8 Arizona
Atlanta 4 X 2 Pittsburgh
Antes de terminar, eu queria dar as boas-vindas ao nosso mais novo seguidor. Hades, obrigado pela escolha (dá para ver que você é uma pessoa de bom gosto, rs) e assim como eu havia dito ao Redney e ao Fernando, pode ficar à vontade para dar o comentário, sugestão, critica que você quiser. Valeu!

Retificando. Papucaia A, Campeão da 1a Divisão do Torneio de Softbol da Renmei e Niterói Nikkey da 2a.

Eu peco desculpas por ter anunciado em artigo anterior, o Itaguaí como Campeão da 1ª Divisão do Torneio de Softbol da Renmei; na verdade foi o Papucaia o Grande Campeão.
Vocês, amigos leitores, tem de me desculparem por eu não ter ido ao evento que terminou no último dia 02, por isso eu acreditei na informação que um “amigo” meu me passou que o time de Itaguaí tinha ganho o evento, na verdade eles fizeram a final com o time de Papucaia, mas acabaram perdendo. Eu só estou podendo fazer esse artigo graças à ajuda do Sr. Erick Nakano, que me enviou um e-mail durante a semana relatando os resultados das finais.
Eu nem preciso dizer o quanto estou grato pela colaboração, mais uma vez, do Presidente da FCBS na realização do meu trabalho. Tanto você, Erick, como todos os leitores e visitantes desse blog, podem ter certeza que se eu faço esse trabalho, que para mim não é nenhum trabalho e sim uma grande satisfação, é com o único intuito de poder dar a minha parcela de colaboração para que tanto o beisebol como o softbol carioca, possam alcançar o seu espaço de direito em nossa sociedade. Mais uma vez, muito obrigado Erick e peco sua ajuda e “paciência” comigo, rs, para colaborações suas em torneios futuros nas quais eu não poderei estar presente.
Mas voltando ao que interessa. Devido à dificuldade de se obter informações, já que diferente da Federação, a Sociedade Renmei não tem o costume em seus torneios de revelarem os resultados e estatísticas dos jogos para os jogadores e times participantes, só agora o Erick devido a muita insistência, conseguiu obter os resultados. Mais um motivo para agradecê-lo e muito. Por isso terminado a quase 1 mês do torneio, só hoje eu estou podendo fazer esse artigo sobre as Finais do Torneio da Renmei.
Abaixo todos os resultados dos jogos das Semifinais e Finais da 1ª e 2ª Divisão.

1ª divisão:

SF 1 - Tinguá A 4 x 11 Papucaia A
SF 2 - Cariocas 3 x 4 Itaguaí

3º lugar - Tinguá A 6 x 3 Cariocas
Final - Papucaia A 5 x 4 Itaguaí

Campeão: Papucaia A

2ª divisão:

SF 1 - Niterói 19 x 0 Tinguá B
SF 2 - Funchal 7 x 1 Piranema
3º lugar - Tinguá B 3 x 13 Piranema
Final - Niterói 11 x 4 Funchal

Campeão: Niterói

domingo, 16 de maio de 2010

Pitcher do Oakland entra na história da MLB, por feito ocorrido apenas 19 vezes.


O acontecimento mais marcante na MLB dessa semana ocorreu logo no “comecinho”, no último domingo, foi o jogo perfeito realizado pelo pitcher do Oakland A’s contra os Rays.
O arremessador do Oakland, Dallas Branden, entrou na história por ser apenas o 19º jogador a conseguir realizar um jogo perfeito na Major League. Eu disse “apenas” já que estamos tratando de um torneio que é realizado a mais de 100 anos, e nesse período somente 19 vezes vimos esse feito ser realizado. Um jogo perfeito consiste em um arremessador não deixar que nenhum jogador do time adversário; consiga chegar a 1ª base durante os 9 innings, seje por walk, hit-by-pitcher, rebatida ou erro.
O jogo perfeito de Branden foi o sexto da história do Oakland, que desde o lendário arremessador Catfish Hunter, que mais tarde entrou no seleto time de jogadores a terem o seu nome gravado no Hall da Fama, conseguiu realizar esse feito em jogo contra o próprio Tampa Bay Rays em 8 maio de 1968.
O Oakland venceu o jogo contra os Rays por 4 a 0. Só para lembra, os Rays são os atuais lideres da Liga Americana com a melhor campanha até aqui.
Branden, arremessou nada mais que 109 vezes, sendo 77 deles strikes, além de ter conseguido 6 strikes outs. O arremessador canhoto conseguiu realizar dois feitos nessa partida, além do jogo perfeito ainda conseguiu realizar um no hit, segundo da temporada, o primeiro aconteceu no jogo do Atlanta Braves em 17 de abril.
O último jogo perfeito aconteceu ano passado na partida entre o Chicago White Sox contra o mesmo Rays (o Tampa não dá sorte mesmo quando o assunto é jogo perfeito, RS). O time de Chicago venceu a partida, e o héroi desse jogo foi o arremessador Mark Buehrle, que logo após o jogo recebeu um telefonema do presidente Barack Obama (torcedor assumido dos “meias brancas”) parabenizando pelo feito.
Agora falando de esporte no nosso glorioso Rio de Janeiro. O próximo torneio a ser realizado aqui, ainda será um pouco distante da gente. Eu estou falando do Torneio de Softbol de Papucaia que acontecerá em Julho. Para quem puder ir assistir, vai valer à pena! Já que esse juntamente com o Torneio de Softbol da Renmei, é uma das competições de softbol mais tradicionais do estado, atraindo assim um grande número de times para competir no evento.
Abaixo estam os resultados dos jogos de ontem na MLB.

Minessota 1 X 7 Yankees
Pirates 4 X 3 Cubs
Texas 0 X 3 Toronto
Washington 2 X 6 Colorado
Seattle 2 X 3 Rays
Houston 1 X 2 Giants
Boston 6 X 7 Detroit
Philadelphia 10 X 6 Brewers
Cleveland 8 X 2 Baltimore
Arizona 11 X 1 Braves
White Sox 5 X 4 Kansas City
Mets 5 X 7 Florida
Oakland 3 X 12 Angels
St Louis 3 X 4 Cincinnati
Dodgers 4 X 1 San Diego

Antes de terminar, eu agradeco ao Redney por ter se decidido seguir ao meu, aliás, nosso, humilde blog. Obrigado por ter tomado essa decisão e qualquer comentário que você deseje dar, nem preciso dizer que será muito bem-vindo. Muito obrigado mais uma vez.

domingo, 9 de maio de 2010

Itaguaí, Campeão do Torneio de Softbol da Renmei. Hoje é um dia muito especial na MLB, saiba porque.


Primeiramente, eu venho pedir desculpas pela minha ausência na semana passada. Eu tenho estado muito atarefado nesses últimos dias, por isso eu não pude escrever nenhum artigo no domingo passado. Eu sinto muito!
Agora voltando ao que interessa. Por eu não ter muitas notícias sobre o que aconteceu nas finais do Torneio de Softbol da Renmei, eu decidi fazer esse artigo conjunto sobre o fato mais importante na MLB nessa semana, e o pouco que eu sei sobre o que aconteceu nas finais.
A final do torneio ficou mesmo entre: Cariocas X Itaguaí. Sendo Itaguaí, Campeão do Torneio na 1ª Divisão. Espero mais notícias em breve para dar a vocês mais detalhes do que aconteceu, como: Quais foram os resultados dos jogos disputados no dia? Quem foi o campeão da 2ª Divisão? E claro, fotos, muitas fotos.
Peco desculpas novamente por ter passado 1 semana da final e não ter nenhuma notícia a mais para relatar a vocês. Mas lembrando, eu não pude ir a Cidade de Funchal por isso eu pedi ao Erick, Presidente da Federação Carioca de Beisebol e Softbol, para me ajudar a realizar essa “missão”. Em breve ele estará me enviando um e-mail sobre o torneio, e talvez até mesmo nos próximos dias eu falarei melhor sobre o que aconteceu. Aguardem!
Já na MLB, o fato mais importante da semana ocorre hoje, com o tradicional Mother’s Day, ou no bom e velho português, Dia das Mães. Não é só no Brasil que é comemorado hoje o Dia das Mães, isso também acontece em vários países do mundo inclusive nos Estados Unidos, e a Major League tem um jeito muito tradicional e curioso para comemorar essa data.
No dia de hoje, todos os rebatedores iram ao bastão com tacos rosa. Isso mesmo, rosas. Isso é uma surpresa para um esporte tão viril como o beisebol, que muitas vezes nos deparamos com rebatedores ou até mesmo arremessadores, usando de caretas e gestos rudes como armas para intimidarem seu adversário. Mas nesse dia tudo isso é esquecido e a Major League fica um pouco mais “doce”, pelo menos até a hora do jogo, porque durante a partida o “couro come”.
Mas esse gesto vai muito mais do que uma homenagem a todas as mães (que por si só, já é considerado uma maneira muito gentil e simpática da MLB celebrar a data), também tem toda uma ação social por trás disso. Já que a venda dos bastões rosa, vão para instituições de saúde responsáveis pelo tratamento e erradicação do câncer de mama. Assim como acontece no Dia dos Pais (Father’s Day para eles), que parte da renda arrecada no dia, e doada para entidades responsáveis pelo tratamento do câncer de próstata.
Muito legal essa atitude, e seria muito bom se outras federações esportivas do mundo inteiro segui-se o exemplo da Major League. Abaixo os resultados dos jogos de ontem:
A foto acima é de um dos rebatedores do Florida Marlins utilizando o famoso "bastão rosa".
Detroit 6 X 4 Cleveland
Florida 4 X 5 Washington
Baltimore 7 X 3 Minnesota
San Francisco 4 X 5 Mets
Yankees 14 X 3 Boston
Atlanta 4 X 1 Philadelphia
Tampa Bay 2 X 4 Oakland
San Diego 2 X 1 Houston
Toronto 3 X 7 White Sox
St Louis 0 X 2 Pirates
Kansas City 2 X 3 Texas
Cubs 2 X 14 Cincinnati
Milwaukee 17 X 3 Arizona
Angels 4 X 3 Seattle
Colorado 8 X 0 Dodgers