Em congresso do Comitê Olímpico Internacional (COI) realizado no último dia 04 na Cidade de Durban, Africa do Sul, foi anunciado quais esportes concorrerão para fazer parte dos Jogos de 2020. Dentre as novidades estão o possível retorno do beisebol ou softbol, que foram excluídos do programa logo depois de Pequim 2008 e não farão parte da lista de modalidades presentes em Londres 2012 e Rio 2016.
Eu falei “beisebol ou softbol” porque oito esportes concorrerão por apenas uma vaga. Além de beisebol e softbol, modalidades mais ou menos conhecidas podem integrar a pauta, são elas: caratê, patinação, squash e wakeboard.
Além disso, o alpinismo pode integrar no programa olímpico de 2020, além do kung fu-wush, e ainda o futsal, que sonha fazer parte de um cronograma dos jogos.
A escolha de qual modalidade integrará o cronograma de 2020 será realizada no início de 2013, na 125ª reunião do COI, em Buenos Aires. O programa de uma edição de Olimpíada pode conter até 28 modalidades.
A Olimpíada de 2020 ainda não tem sede definida, e a decisão também se dará no ano que vem no mesmo congresso na capital argentina. Atualmente, Roma, Tóquio e Madri já oficializaram suas propostas para postularem a receber os Jogos.
No encontro, o COI também confirmou a inclusão de algumas modalidades nos Jogos Olímpicos de Inverno já a partir da próxima edição, que acontecerá em Sochi, na Rússia. Ski slopestyle, snowboard slopestyle e snowboard slalom especial, tanto no masculino como no feminino, serão disputados daqui a três anos.
Agora para nós amantes do beisebol e softbol, só nos resta a torcida para que uma das duas modalidades seja escolhida para ser a mais nova representante dos Jogos.
Fonte: http://www.esporte.uol.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário