terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Olha o carnaval aí gente! Olha o softbol carioca aí gente!

Olá pessoal! Eu sei que vocês devem estar curtindo o carnaval uma hora dessas, mas amantes do esporte nunca deixam de estarem “atenados” por instante nenhum. Pensando nisso, eu estou escrevendo esse artigo para falar 3 novidades.
A primeira foi que eu coloquei alguns papeis de parede no site do Rio Beisebol Softbol. Eu sei que não ficaram lá essas coisas, mas eu gostei bastante do resultado final, espero que vocês me escrevam para darem sua opinião. Por enquanto eu só fiz três, mas estou com a idéia de pelo menos fazer mais um ou dois em breve. E eu não sei se vocês notaram, mas eu coloquei um gadget do Canal Rio Beisebol Softbol no You Tube para ficar mais fácil a visualizacão de todos os vídeos que eu fiz. Do lado eu coloquei uma "provinha"de como ficou um deles.
A segunda novidade é de um possível torneio de softbol na Escola Americana no mês de marco. Ainda não tem nada confirmado, mas parece que o torneio acontecerá nos três primeiros domingos de marco com a participação dos times da escola e dos Cariocas. A federação está tentando inscrever mais times para o torneio. Espero que consiga.
E a terceira e a participação do sr. Natanael como mais novo seguidor do blog. Seje muito bem-vindo e pode ficar a vontade para dar qualquer comentário, bronca ou sugestão que o senhor ache relevante, porque afinal, esse blog é feito para vocês e por vocês.
Pronto, pronto, já terminei o artigo agora vocês podem ficar a vontade para continuarem a curtir o carnaval. Boa festa!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Para terminar a série, eu vou falar do beisebol praticado na "Mãe África".

Continuando a série eu vou falar do último continente a ser comentado, a África. Como os pingüins ainda não se aventuraram em praticar o esporte, quando isso acontecer, eu volto com a série falando também do beisebol praticado na Antártida. Brincadeira.
Se para falar do beisebol na Oceania já foi difícil, apesar do site da Liga Australiana de Beisebol ser tão bom ou até melhor do que o próprio site da MLB, na África e quase missão para o 007. Muito pouco ou quase nada se tem notícias da prática ou história do beisebol por lá. A única coisa que se pode dizer com certeza, é que essa história é nova e se iniciou com o surgimento da própria ABSA (Associação de Beisebol e Softbol da África) em meados da década de 90.
Desse modo eu início esse artigo, falando ainda de uma história bastante curta mais muito enriquecedora.
A foto acima, mostra alguns equipamentos de beisebol sendo doados do governo japonês para Nigéria, a fim, de ajudar a popularizar mais o esporte nesse país.





Copa Africana de Beisebol

A primeira Africa Cup Baseball Championship foi organizada em 1992 em Harare, Zimbábue, com a participação de somente 4 seleções, ficando com a seguinte colocação geral: 1º-África do Sul, 2º- Zimbábue, 3º-Nigéria e 4º-Zâmbia.
A segunda Copa Africana de Beisebol ocorreu 1993 em Cape Town, África do Sul e a terceira, novamente aconteceu em Harare, Zimbábue em 1995. Já a quarta, aconteceu 6 anos depois em 2001 na Cidade de Kampala, Uganda.
Entretanto somente na realização do 7º Jogos Africanos, que ocorreu na África do Sul, na Cidade de Johanensburg em 1999, que tivemos pela primeira vez a participação do beisebol como uma das modalidades esportivas em disputa, o que voltou acontecer nos jogos seguintes em 2003 na Nigéria.
Não demorou muito, para que a ABSA organiza-se a primeira competição com jovens até 13 anos. O ABSA/KENKO Torneio de Beisebol Junior, contou com times de quatro paises: Quênia, Lesotho, África do Sul e Zimbábue, sendo o time da África do Sul seu primeiro campeão.
Atualmente a ABSA organiza várias competições anuais visando o futuro do esporte no continente. Por isso além da Copa Africana de Beisebol, a instituição também promove AA Under-15 e AAA Under-17 Tournament, ou seja, Torneio de Pré-Juniores e Juniores, além do Campeonato de Clubes e a Little League.
A foto foi tirada de um jogo válido pela Liga Nacional de Beisebol Camaronesa.


Jogos Africanos

A África do Sul foi à anfitriã dos jogos de 1999 e a grande campeã no esporte. A seleção sul-africana venceu facilmente todos os jogos que disputou, sempre com um amplo placar em frente aos seus adversários.
A África do Sul venceu Lesotho (43-0) com Ian Holness batendo 4 home runs e 14 RBIs, Zimbábue (37-2), Nigéria (19-1), Uganda (31-0) e Gana (28-3). Voltando novamente a dominar seus adversários nos jogos seguintes em 2003 na Cidade de Abuja, Nigéria, jogando justamente com a dona da casa na final e vencendo por 15-0.
O beisebol esta novamente confirmada para a próxima edição que ocorrerá em Maputo, Moçambique em 2011.
Logo do 7o Jogos Africanos que aconteceu na Cidade de Johannesburg, África do Sul.
Jogos Olímpicos

A única participação de uma seleção africana em Jogos Olímpicos aconteceu em 2000, com a seleção sul-africana. O time terminou com 6 derrotas e uma vitória contra a seleção holandesa.
Os destaques sul-africanos nesse épico jogo contra a Holanda foram:

- Tim Harrel (P) fez um jogo completo mais uma entrada, já que a partida foi até o décimo inning, cedendo somente duas corridas, cinco walks e seis hits, com quatro strike outs.
- Ian Holness (RF) anotou as três corridas da sua seleção nesse jogo. Ele bateu um home run solo na 6ª entrada contra o pitcher Patrick de Lange, seguiu com uma rebatida dupla contra o reliever Radhames Dykhoff. E terminou com outro home run solo na 10ª entrada contra o closer Rikkert Faneyte.
A seleção sul-africana conseguiu a vaga olímpica, após ter vencido a seleção de Guam por 3-0 na série de playoffs África/Oceania com melhor de 5 jogos.

Foto de um jogo realizado pela ABSA, entre as competicões de categorias de base organizadas pela instituicão, a partida ocorre em Camarões.

World Baseball Classic

Somente a África do Sul representou o continente africano nas duas edições de WBC já realizadas. E para surpresa de muitos observadores internacionais, sua atuação foi considerada muito boa nos dois torneios.
A seleção da África do Sul não tem nenhum jogador atuando na MLB, o fato é que, o melhor jogador a atuar em uma categoria “mais” próxima da Major League Baseball, foi do catcher Mark Miller que jogava pelo Indianápolis Indians em 1980 pela Triple-A, o que seria mais ou menos uma 4ª divisão, time pertencente ao Cincinnati Reds.
Na WBC de 2006, o primeiro jogo foi contra o Canadá. A seleção sul-africana perdeu o jogo após estar liderando por 8-7 na nona entrada, caindo logo após pelo placar final de 11-8. Esse resultado foi uma vitória para seleção africana, já que eles tinham jogado com uma seleção de mais tradição no esporte e com vários jogadores que atuavam na MLB.
A atuação do time frente à seleção canadense os deu a esperança de que pelo menos poderiam ganhar um jogo na competição, coisa que infelizmente não aconteceu. A África do Sul perdeu as duas partidas seguintes, pro México por 10-4, e pros Estados Unidos por 17-0 acabando eliminado-os da fase seguinte.
Na edição de 2009, A África do Sul teve a infelicidade de cair num dos grupos mais fortes da competição, o Grupo B, que contava: México, Cuba e Austrália.
No jogo 1, a África do Sul já teve que enfrentar de cara a poderosa seleção cubana, eles perderam por 8-1 com 6 home runs. Apesar da derrota, a defesa foi o ponto alto da seleção africana com três double plays e 2 pickoffs.
Com a derrota em seguida para a seleção australiana e a eliminação precoce do torneio, os sul-africanos jogaram de maneira dispersa contra o México sendo derrotados por 14-3.
Apesar de não ter ganho nenhum jogo, a África do Sul terminou o WBC 2009 com uma avaliação positiva pela opinião de sua coordenação técnica, 4 corridas e 22 sofridas.

Foto do pitcher sul-africano, Justin Erasmus na WBC 2009.

Fonte: http://www.wikipedia.org/

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Quem disse que na "Terra dos Canguros" não se joga beisebol de primeira. É isso mesmo, falaremos agora da Oceania.

Como eu já imaginava, falar do beisebol nos continentes africano e da Oceania é muito complicado. Por isso, infelizmente eu vou resumir a história do beisebol da Oceania pela história do beisebol na Austrália, que é sem dúvida a maior representante do beisebol nesse continente.
Nem eu tinha conhecimento que o esporte era tão valorizado por lá. O beisebol australiano já foi laureado com uma medalha olímpica e isso não faz tanto tempo assim. Você sabia? Essa e outras histórias eu contarei a partir de agora.

História

O beisebol foi trazido para a Austrália pelos mineradores americanos de ouro que trabalhavam na Cidade de Ballarat, isso em 1850. Eles praticavam o esporte, a fim de se divertirem depois de um dia árduo de trabalho nas minas.
Cricketers Gaggin e Goldsmith tentaram jogar beisebol pela primeira vez fora das minas em um grande centro urbano, no Yarra Park, Melbourne em 1867, mas devido a AFL (Association Football League) e seus associados, essa primeira tentativa de aproximar o grande público do esporte, se tornou em vão.
A primeira vez que uma série de jogos de forma competitiva aconteceu na Austrália, ocorreu devido aos membros da Surry Baseball Club em Moore Park e os membros da NSW Cricket Association aos redores do Sydney Cricket Groun entre junho/julho de 1878.
Em 1881, americanos residentes na Austrália formaram a Union Baseball Club e um ano depois juntamente com australianos, formaram a Sydney Baseball Club. O cônsul dos Estados Unidos, Gilderoy Wells Griffin, formou a NSW Baseball Association em 1885.
Seguindo o A.G. Spalding Tour realizado pelo time americano Chicago White Sox e todos os times americanos no período de 1888/1889, Harry Simpson ficou na Austrália, a fim de forma clubes de beisebol na Cidade de Melbourne, Adelaide, Broken Hill e eventualmente em Sydney participou competindo nos jogos. Simpson também viajou para a Nova Zelândia a fim de promover o beisebol por lá, quando derrepente morreu em setembro de 1891, depois de formar a NSW Baseball League (Liga de Beisebol Neozelandesa), ficando a Tony Chuck a responsabilidade de continuar sua obra.




A foto acima, é do Bandits Ballpark, fundado em 1875 e é um dos mais antigos estádios da Austrália e casa do time dos Brisbane Bandits.
Já a foto ao lado, é do jogador Brett Roneberg's durante o jogo de sua selecão contra o México que acabou vencendo por 16 X 1 pela WBC 2009.

Federação Australiana de Beisebol

A Federação Australiana de Beisebol (ABF, do inglês Australian Baseball Federation), é a responsável por administrar a prática do esporte em todos os níveis no país.
A ABF é reconhecida nacionalmente e internacionalmente pelas organizações:
Governo Nacional Australiano, Comissão de Esportes da Austrália (ASC), Major League Baseball (MLB), Federação Internacional de Beisebol (IBAF), Comitê Olímpico Internacional e Comitê Olímpico Australiano.
E faz parte juntamente com 10 outras seleções, da Confederação de Beisebol da Oceânia (BCO).
A Federação Australiana de Beisebol consiste da associação de sete estados australianos e territórios. Essas sete associações de beisebol são:

- A Australian Capital Territory Baseball Association (ACTBA),
- New South Wales Baseball League (NSWBL),
- Baseball Northern Territory (NTBL),
- Baseball Queensland (BQI),
- South Australian Baseball League (SABL),
- Victoria Baseball Association (VBA) e
- Baseball Western Australia (BWA).

Cada uma das sete associações de beisebol, tem a responsabilidade de desenvolver o esporte dentro de seu estado, desde as categorias de juniores até as de máster e também as competições regionais a qual pertencem, tudo com a parceria da ABF. Já falei de duas dessas categorias, as demais são as seguintes:

- Tee Ball e Yard Ball (seriam as nossas categorias infantis)
- Rookie Ball (pré-junior)
- Todas as formas de Juniors Baseball
- Campeonatos Nacionais
- Campeonatos de Times
- Beisebol Feminino
- Beisebol de Máster
- Competições Internacionais
- Clinicas de Árbitros
- Clinicas de Técnicos
- Clinicas de Anotadores
- Campeonatos Colegiais e Universitários
- Programa de Intercâmbio com Técnicos da MLB.
A foto acima, é da maior glória da selecão australiana a medalha de prata nas Olímpiadas de Atenas 2004, após eles terem sido derrotados pelo time de Cuba.

Liga Australiana de Beisebol


A criação da Liga Australiana de Beisebol (ABL, do inglês: Association Baseball League), foi um estágio de desenvolvimento natural do crescimento do esporte no país. Ela foi criada em 1989. E cada time tem um representante no Corpo de Diretores da ABL, assim como a própria ABF que é a maior das acionistas, a fim de melhor organizarem e promoverem a competição aos seus modos.
A liga começou a ser disputada precisamente em 27 de outubro de 1989, em Perth no Parry Field entre Perth Heat e Adelaide Giants. Desde então, oito times (são eles: Adelaide Bite, Brisbane Bandits, Canberra Calvarly, Melbourne Aces, Perth Heat e Sydney Blue Sox) em volta da Austrália disputam o torneio. Na primeira competição foram realizados 42 jogos para o time mais vitorioso (Waverly Reds) ser declarado campeão. Sendo extendido para 48 jogos na temporada 1991/1992 e 56 jogos em 1993/1994.
Desde que a liga foi criada, ela vem se tornando um sucesso. Ela soltou dos 1.500 espectadores em 1989, para aproximadamente 4.000 na temporada 1993/1994 e chegando a ter uma média de público de 10.000 pessoas na temporada passada.

Acima, vemos o logo da Liga Australiana de Beisebol.

Agora, é hora de a série falar do beisebol no "Continente do Sol Nascente".




Depois de falarmos um pouco da história do beisebol na América e Europa, hoje, eu vou falar de como começou a história do beisebol no continente asiático.
Que depois do “Novo Continente”, é sem dúvida, aquele que supri o maior amor pelo beisebol. Se antes quando falávamos de beisebol na Ásia, estávamos nos referindo somente ao Japão e Coréia, agora, podemos também falar de China e Taiwan, que também estam fazendo uma bela liga e muito bem organizada.
Mas isso e muito mais vocês vão começar a aprender agora. Obrigado e boa leitura.
A foto, celebra a comemoracão da torcida coreana que encheu Jamshil Stadium, Seul, após sua selecão ter vencido a Venezuela por 10 a 2 pela WBC 2009.

História

As origens do beisebol na Ásia, estam estritamente ligadas à própria historia do beisebol no Japão, por isso, eu vou começar falando de como tudo aconteceu por lá, para depois esmiuçar essa história pelos outros países.
O beisebol foi trazido para o Japão depois de quase 30 anos de sua instituição, no 6º ano da Era Meiji, AD 1873, pelos professores norte-americanos, Holles Wilson e Madjett, quando lecionavam na escola Kaisei Nankoo, atual Universidade de Tóquio. O 1º clube de beisebol foi fundado em 1877 por Hiroshi Hiraoka e a primeira partida oficial de beisebol foi realizada entre as equipes de Shimbashi e Kurabu e a Escola de Agronomia de Komaba.
A partir desta data, o beisebol no Japão teve um desenvolvimento surpreendente entre os colegiais e universitários das universidades de Waseda e Keio. Hoje se conta em 12 o número de equipes profissionais, divididas em duas ligas de seis equipes cada, a Central e a Pacific. Muitos anos depois, inventou-se uma bola de beisebol confeccionada de borracha, e que deram o nome de nankiyuu e o beisebol de nanshiki yakiyuu, aliás, muito difundido, havendo inclusive uma federação própria.
Durante a 2ª Grande Guerra Mundial, o beisebol foi interrompido em todo o mundo, especialmente no Japão. Com o término da guerra, as escolas iniciaram novamente a prática, ressurgindo o profissionalismo. Devido à influência japonesa na Ásia, o beisebol difundiu-se na Coréia, China, Filipinas, Formosa (China Nacionalista), Austrália, Birmânia, Indonésia, etc... E enfim, em toda a Ásia, sendo considerado no Japão e alguns países asiáticos, o esporte número um do país.

Foto tirada minutos após a selecão japonesa ter se sagrada bi-campeã da World Baseball Classic 2009.

Coréia do Sul

O beisebol foi introduzido na Coreia em 1905 e desde então converteu-se num dos esportes mais populares do país. Estabelecida em 1982, a Organização Coreana de Beisebol foi a primeira liga profissional esportiva no país. A equipe sul-coreana finalizou o Clássico Mundial de Beisebol de 2006 em terceiro lugar, em segundo na edição de 2009 e em 2008 ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim.
Sobre isso, A Coréia do Sul venceu Cuba, equipe campeã em Atenas 2004, por 3 a 2, para ganhar a primeira medalha de ouro do beisebol olímpico da Ásia nos Jogos Olímpicos.
Lee Yong-kyu abriu caminho para o time com uma corrida de dois à base no primeiro inning e o seu colega Park Jim-man adicionou mais um ponto no sétimo inning.
Michel Enriquez e Alexei Bell de Cuba conseguiram um home run, no primeiro inning e no sétimo inning, respectivamente.
A medalha de bronze foi para os Estados Unidos.
A primeira medalha de ouro do beisebol na Olimpíada para a Ásia pode ser a última, porque o esporte não será incluído nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Ainda não se sabe se voltará à Olimpíada no futuro.

Foto da selecão coreana comemorando a medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim, após ter vencido a forte selecão de Cuba.

Ligas de Beisebol no Japão


No ano de 1934 foi instituído o Zenkoku Kooko Yakyu Taikai (campeonato nacional de beisebol colegial), uma das mais tradicionais competições esportivas do Japão. Até hoje é considerada vitrine para o beisebol profissional. Com a profissionalização do beisebol no Japão houve um crescimento vertiginoso, que garantiu sua popularização.
O jogo profissional existe há cinquenta anos e tem duas ligas, a Central e a do Pacífico, (ver artigo: NPB no marcador Beisebol Internacional) com um total de doze equipes. As equipes americanas com frequência jogam no Japão ao término da temporada regular. Na escola e na universidade é extremamente popular: a cada verão, umas quatro mil escolas secundárias tomam parte no All Japan Baseball Tournament, que se ocorre na cidade de Osaka .
As equipes ganhadoras das ligas: Japonesa de Beisebol Profissional, Organização Coreana de Beisebol, Liga de Beisebol Profissional Chinesa (Taiwán) e da Liga de Beisebol Chinês (Chinesa) disputam a Série da Ásia Copa Konami, nas três oportunidades que se celebrou o evento os campeões foram equipes japonesas.

A foto é do Hashin Koshien Stadium, onde ocorre anualmente o Campeonato Escolar de Beisebol no Japão.

Fonte: http://www.saobernardobeisebol.com.br/
http://www.wikipedia.org/

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Depois de falar do Velho Continente agora foi falar do Novo. Continuando a série, agora foi falar do beisebol nas Américas.

Agora, continuando a série, eu vou falar do beisebol praticado no nosso continente. Onde se encontra as maiores potências do esporte no mundo, eu não estou falando somente pela America do Norte e Caríbe, também falo pela America Central que tem países com uma grande tradicão no cenário do beisebol mundial, como: Nicarágua e Panamá e America do Sul, é só lembrar Venezuela e Colombia.
Mas isso e muito mais, vocês conheceram a partir de agora. Divirtam-se.

Origens do beisebol na América Latina

Quando os espanhóis chegaram a Cuba (que por nome lhe puseram "Ilha de Juana" pela filha dos Reis Católicos de Espanha) em 24 de outubro de 1492 encontraram, os aborígenes cubanos praticando um jogo ao que eles chamavam batos, o qual se jogava com uma lenha semelhante a um bastão e uma bola feita de resina de árvore que se golpeava. E, ao mesmo tempo, cantava-se uma danca chamada areíto.
Assim mesmo, no México pre-hispánico praticava-se um jogo de pau e pelota do qual sobrevivem vestígios em pintura mural em Teotihuacan e As Higueras, Veracruz bem como em figuras em vaso achadas na zona de Nayarit, México.
Também, na época da colonização espanhola este jogo se chamou gato velho onde se reuniam jovens do movimento independentista na contramão da coroa espanhola.
O beisebol começou na América Latina por Cuba , quando formaram o Clube de Beisebol de Havana em 1868, mas o jogo foi proibido pelos governantes espanhóis, somente em 23 de dezembro de 1874 que se registrou o primeiro jogo documentado na ilha, segundo publicou o jornal O Artista quatro dias depois. Assim se desenvolveu uma liga profissional que começou jogar em 1878 e durou até a década de 1960, quando Fidel Castro a eliminou. O primeiro latino americano nas Grandes Ligas, ou MLB, foi Esteban Bellán, um cubano que jogou pela universidade de Fordham e jogou pela Associação Nacional de 1871 a 1873.
Atualmente é o principal esporte de Cuba, que já ganhou três dos últimos quatro Jogos Olímpicos e dois dos três últimos mundiais.
Enquanto, no México o jogo também chegou de maneira inesperada. Desde 1866 há evidências de mexicanos jogando beisebol em Santa Clara, Califórnia. Eram jovens estudantes que tinham sido enviados para estudar na Califórnia e começaram a praticar o jogo.
A primeira equipe organizada no México que se tenha evidência é o Union Base Ball Clube formado por volta de 1869 na fronteira da cidade de Matamoros Tamaulipas que cruzava o Rio Bravo para enfrentar às equipas americanas em Brownsville, Texas. Desta equipe sobrevivem reportagens jornalísticas datadas de 1869.



A foto acima é de Esteban Bellán, o primeiro jogador latino americano a ingressar na MLB.

Origens do Campeonato Sul-Americano de Beisebol

No ano de 1951, realizou-se, os primeiros Jogos Pan-americanos em Buenos Aires, na Argentina, e o Brasil formou pela 1ª vez a sua seleção Nacional de Beisebol exclusivamente de brasileiros natos. Porém, a história do beisebol no Brasil se dá muito antes a esse fato (ver o artigo: E o beisebol no Brasil, a quanto anda? Dentro do marcador, Beisebol Carioca).
No ano de 1956 a equipe campeã brasileira de adultos – a ADOC de Osvaldo Cruz, Paulista, excursionou à Argentina e Uruguai, cabendo ao Dr. Antônio Kunio Kuwahara, na qualidade de representante da Federação Paulista de Beisebol e Softbol entrar em contato com os dirigentes do beisebol argentino e uruguaio e iniciar conversações no sentido de fundar a Confederação Sul-americana de Beisebol.
Os contatos iniciados foram de um êxito total e no ano seguinte, novembro de 1957, na sala da assembléia do Departamento de Educação Física e Esportes, atual Coordenadoria Geral dos Esportes do Estado de São Paulo, com a presença do presidente Olímpio da Silva e Sá, representante da Argentina, Chile, Peru, e do Brasil, foi instalada oficialmente a Confederação Sul-americana de Beisebol, com a participação de todos os países praticantes do beisebol no continente, inclusive a Venezuela e a Colômbia. Nos diversos campeonatos sul-americanos realizados participaram Brasil, Argentina, Chile, Peru, Equador e Venezuela. O Brasil já foi tri campeão sul-americano de beisebol.

A foto foi tirada momentos depois da selecão canadense de beisebol, ter vencido os EUA pelo Pan-Americano de Guadalajara, no México.

Série do Caribe e World Baseball Classic

As equipes campeãs de cada liga nacional invernal no México, Venezuela, Porto Rico e República Dominicana participam anualmente da Série do Caríbe (ver artigo: Yaquís de Obregon, Campeão da Série do Caríbe 2010/2011. Dentro do marcador, Beisebol Internacional, para entender melhor o que se trata este torneio). Desde 1949, República Dominicana tem sido o país com mais times triunfantes, com dezessete títulos, depois segue as equipes de Porto Rico com catorze, Venezuela sete e México cinco.
A nação que mais títulos tem conseguido a nível de selecão nacional tem sido Cuba, ganhadora em múltiplos eventos oficiais organizados pela Federação Internacional de Beisebol. Com a realizacão no ano de 2006 do primeiro Clássico Mundial de Beisebol, ou World Baseball Classic, Cuba conseguiu reivindicar sua qualidade como indiscutível potência beisebolistica. Japão foi o campeão deste torneio organizado pela MLB, organização administradora do Beisebol das Grandes Ligas, e no que participaram grandes estrelas da MLB com jogadores de muitas selecões. Curiosamente, a equipe japonesa somente contava com dois jogadores das Grandes Ligas. No Final deste evento, venceram em um dramático jogo (10-6) aos jogadores de Cuba , o outro finalista do torneio, sem profissionais das Grandes Ligas em seu line-up.

A foto celebra a comemoracão do jogador Francisco Rodriguez da Venezuela, após seu time ter vencido a equipe porto-riquenha pela WBC 2009.

Copa América de Beisebol

A Copa América de Beisebol é uma competicão recente, teve sua estréia em 2008. Ela é organizada pela Confederacão Pan-Americana de Beisebol (COPABE), e teve sua primeira edicão como classificatória para a World Baseball Classic de 2009.
Em 4 de julho de 2008 confirmou-se a celebracão do primeiro torneio na Venezuela, tendo como seu primeiro campeão a selecão de Porto Rico. O evento contou com a participacão de 10 equipes.
A ideia de jogar uma Copa América de Beisebol, surgiu em 11 de julho de 2007, por parte do presidente da COPABE, Edurardo de Belo, com base em uma proposta trazida pela Federacão Venezuelana de Beisebol. A intencão do torneio era abrir as portas do campeonato aos melhores jogadores do continente que estavam jogando pela MLB, por isso, o torneio so poderia ser realizado após outubro e antes de marco.

A foto é do Estádio Hiram Bithorn, Porto Rico, que é considerado um dos melhores estádios latino americanos.

Fonte: http://www.saobernardobeisebol.com.br/
http://www.encydia.com/

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Ano novo e série de artigos especiais sobre o beisebol pelo mundo para vocês curtirem.

Com a minha volta “as atividades normais”, eu decidi por em prática um projeto que já estava pensando desde o ano passado para esse período de férias, que era fazer uma série de matérias especiais sobre o beisebol no mundo. Até mesmo aproveitando esse momento que estamos a um ano do próximo World Baseball Classic, que sem dúvida tem tudo para ser a melhor de todas as edições, ainda mais que “contará”, já que eu dou certa a participação da nossa seleção no torneio, pela primeira vez com o time “verde-amarelo” disputando o evento.
Eu vou começar falando do beisebol no Velho Continente, espero que gostem e aprendam mais sobre a rica história do beisebol ao redor do mundo.

História

As raízes do beisebol são antigas, profundas e internacionais. Apesar de ter sido os americanos que inventaram o esporte (ver o artigo: Como surgiu o beisebol, no marcador Beisebol Carioca), as origens do beisebol se dar muito antes do país do Tio Sam ter colocado as primeiras regras do esporte e alguns paises europeus foram muito importantes nesse surgimento.
A Rússia tinha uma versão do beisebol, designada por “lapta”, em 1300. Os jogos ingleses, “Cricket” e “Rounders”, contribuíram para o surgimento da modalidade e são jogados desde os séculos dezesseis e dezessete, respectivos.
A famosa escritora inglesa, Jane Austen, referiu-se a um jogo de “ base-bola”, jogado no relvado de uma aldeia, no seu romance “ Northanger Abbey”, escrito em 1800.
Os alemães jogavam um jogo chamado “ Schlagball” que era muito parecido com o “ Rounders”. O lançador atirava a bola para um atacante, que batia com um pau e depois tentava correr em circuito de bases, sem ser atingido pela bola na posse da defesa. Os americanos também tinham uma versão do “Rounders” que mais tarde deram origem ao esporte.
Mas foi em 1874, foi feita a primeira viagem à Europa de uma equipa de beisebol. Na Inglaterra, jogaram-se jogos de Criquete contra equipas locais e jogos de exibição de Beisebol. Todas as partidas, incluindo as de Criquete, foram ganhas pelos jogadores americanos.
Entre 1888 e 1889 , ocorreu a primeira digressão mundial de duas equipas. Fizeram-se exibições no Havai, Austrália, Nova Zelândia, Egipto, Itália, França e Reino Unido.







Foto do Rotterdam Stadium, um dos mais bonitos e confortaveis estádios de beisebol da Europa.

Beisebol em Portugal

Apesar da participacão discreta do país em frente ao continente europeu, eu decidi fazer esse sub-artigo em pról de curiosidade e sempre é importante sabermos como anda a prática esportiva dos nossos “patrícios”principalmente do beisebol. O beisebol em Portugal é dirigido pela Federação Portuguesa de Beisebol e Softbol.

História

O beisebol começou a ganhar expressão em Portugal a partir de finais dos anos oitenta do século XX. A sua introdução deveu-se a influências estado-unidenses, à prática deste desporto por ex-emigrantes portugueses na Venezuela e a experiências escolares de diversificação dos padrões lúdico-desportivos.
O primeiro clube português de beisebol foi fundado em 1979, sob o nome Old Star Lisboa (actual Lisboa Basebol Clube). Todavia, só em 1994 realizar-se-ia a primeira competição de cariz oficial em Portugal[2]
Em 1996 é constituída juridicamente a Federação Portuguesa de Basebol e Softbol, que desde então desenvolveu todo um esforço organizativo para incrementar este desporto em Portugal.[1] Passados dois anos, uma equipa portuguesa participa pela primeira vez numa competição europeia.
Em 2003, o Ministério da Educação integra o beisebol no Programa Nacional de Educação Física.
O primeiro campo oficial de beisebol em Portugal foi inaugurado em 22 de Julho de 2006, em Abrantes.
A foto acima, foi do Torneio Portugual de Beisebol 2008 ocorrido no Campo do Abrantes, com a participacão dos times: Associacão Academica de Coimbra (AAC), Lobos de Abrantes e os White Sharks de Almada.


Confederação Européia de Beisebol

A Confederação Européia de Beisebol (CEB) conta com a participação de 40 países membros. Ela é o órgão responsável pela organização dos dois torneios mais importantes envolvendo o esporte no continente europeu, são eles: Campeonato Europeu de Seleções e o Campeonato Europeu de Times.
O Campeonato Europeu de Seleções é um torneio que existe há 58 anos, e conta com a participação de todas as seleções membras da confederação.
O primeiro torneio foi disputado em 1954 na Cidade de Antuérpia, Bélgica, tendo como campeão a seleção italiana, ficando a Espanha com o vice e a seleção da casa em terceiro lugar. O maior campeão do torneio foi a Seleção dos Paises Baixos (Holanda) com 20 títulos no total, Itália fica atrás com 9 e Bélgica com 1 título. O torneio acontece há cada 2 anos em um pais sede diferente.


A ilustracão representa o logo da Confederacão Européia de Beisebol.

Beisebol Europeu nas Olimpíadas e no World Baseball Classic

Desde que o beisebol estreou oficialmente como esporte olímpico nas Olimpíadas de Barcelona, Espanha em 1992, nunca nenhuma seleção européia ganhou qualquer medalha em jogos olímpicos.
O esporte, como já havia dito anteriormente em outros artigos, foi excluído do calendário olímpico juntamente com o softbol nas Olimpíadas de Pequim 2008. Apesar disso, a melhor classificação de uma equipe européia em Jogos Olímpicos, foi um 5º lugar nas Olimpíadas de Sydney, Austrália, obtida pelos Paises Baixos.
A mesma situação também ocorre nas participações européias no WBC. Nas duas edições do evento, a melhor colocação de uma equipe européia foi um 7º lugar atingido pela Holanda no último torneio em 2009. Situação essa que já pode melhorar para os próximos anos. Com a participação de mais seleções a partir do World Baseball Classic 2013, contando na fase classificatória do evento com 5 selecões européias (Alemanha, Franca, Grã-Bretanha, República Tcheca e Espanha), tem todas as possibilidades de mais seleções do Velho Continente se classificarem para o evento, tirando um pouco a responsabilidade de Itália e Paises Baixos, que até agora foram os dois únicos países a representarem o continente nesse torneio.


Foto, da selecão italiana no dugout pela World Baseball Classic 2009.

Fontes: http://www.saobernardobeisebol.com.br/
http://www.wikipedia.org/

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Desculpe-me galera! Mas estou de volta.

Olá pessoal! Vocês devem ter se perguntado nesses últimos meses: O que aconteceu com o blog que não está repassando mais notícias? Eu vou responder a vocês.
Infelizmente eu tive um “probleminha” de saúde, que me impossibilitou que eu continua-se a escrever artigos para o blog. Em setembro último, eu tive um AVC (Acidente Vascular Celebral), para quem não conhece essa doença, é só lembrar que é a mesma que atingiu o técnico do Vasco, Ricardo Gomes, que praticamente me tornou invalido para fazer quase tudo, até mesmo as pequenas atividades do dia-a-dia: como escovar os dentes ou até mesmo amarrar o cadarço do tênis. Mas agora graças a Deus, eu estou bem melhor, o meu AVC foi parcial, ou seja, apenas o lado esquerdo do meu corpo foi parcialmente paralisado, mas depois de muita fisioterapia e tratamento, eu já posso dizer a vocês que se não sou o mesmo Flávio de antes do trauma e estou quase o mesmo, rsrs.
De lá para cá, muitas coisas aconteceram tanto no beisebol como no softbol no cenário local e internacional, como eu quero “passar uma borracha” em tudo que aconteceu nesse final de ano, eu pensei em fazer um pequeno resumo das três notícias que eu achei mais importante que aconteceram nesse período. Porque afinal de contas, quem ficou afastado do mundo nesses últimos meses foi eu, não os esportes...
Aqui, os Cariocas se sagraram Tetracampeões Cariocas ao vencerem o Rio Nikkey Cats por 9X1. A final aconteceu no dia 20/11 no Campo de Pólo de Deodoro. O campeonato diferente da forma que havia sido passado, foi realizado por quatro equipes, além dessas duas também estiveram presentes o time do Volta Redonda e do Tinguá, ficando consecutivamente em quarto e terceiro lugares.
Parabéns Cariocas! Agora a única equipe tetracampeã do beisebol no nosso Estado (2005, 2007, 2010 e 2011).
Já internacionalmente. A equipe do Canadá ganhou a medalha de ouro no Pan-Americano de Guadalajara, no México. A equipe canadense levou a melhor sobre os Estados unidos, vencendo a equipe americana por 2 a 1.
O bronze ficou com a seleção cubana, após derrotar os anfitriões mexicanos por 6 a 0. Essa foi a segunda pior participação de uma equipe cubana na classificação geral de medalhas no beisebol. Cuba que até então havia ganho dez títulos consecutivos no esporte em Jogos Pan-Americanos, só não conseguiu ser pior que a equipe de beisebol dos Jogos da Cidade do México, que nem conseguiram ficar entre os três primeiros lugares (República Dominicana, Estados Unidos, Venezuela).
E no softbol não deu outra, os Estados Unidos não decepcionaram e ficaram com a medalha dourada pela 8ª vez na história do Pan. A final foi mesmo com a velha rivalidade continental no esporte, o Canadá, mesmo assim, sem grandes dificuldades as americanas venceram as canadenses por 11 a 1. A medalha de bronze acabou ficando com a equipe cubana.
E para finalizar, sem dúvida a terceira notícia mais importante, não poderia deixar de ser outra que o 11º título do St. Louis Cardinals pela MLB.
A final foi com o Texas Rangers, que já haviam feito uma final 1 ano atrás com San Francisco Giants, só que dessa vez, infelizmente a história voltou a se repetir para o time texano.
Depois de estarem por duas vezes a um strike da eliminação no jogo 6 da World Series, que daria o título inédito aos Rangers. O St. Louis conseguiu virar o placar através de uma apresentação brilhante do jogador David Freese, que foi eleito após o campeonato o MVP (o Jogador Mais Valioso) tanto da Liga Nacional como da World Series.
O St. Louis Cardinals venceu os Rangers por 6 a 2, tornando-se o segundo time mais vitorioso da franquia, atrás apenas do New York Yankees que tem 27 conquistas.
Dessa maneira eu me despeço por aqui. Se Deus quiser, ainda escreverei muitos artigos nesse e nos próximos anos. Tchau.