quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Agora, é hora de a série falar do beisebol no "Continente do Sol Nascente".




Depois de falarmos um pouco da história do beisebol na América e Europa, hoje, eu vou falar de como começou a história do beisebol no continente asiático.
Que depois do “Novo Continente”, é sem dúvida, aquele que supri o maior amor pelo beisebol. Se antes quando falávamos de beisebol na Ásia, estávamos nos referindo somente ao Japão e Coréia, agora, podemos também falar de China e Taiwan, que também estam fazendo uma bela liga e muito bem organizada.
Mas isso e muito mais vocês vão começar a aprender agora. Obrigado e boa leitura.
A foto, celebra a comemoracão da torcida coreana que encheu Jamshil Stadium, Seul, após sua selecão ter vencido a Venezuela por 10 a 2 pela WBC 2009.

História

As origens do beisebol na Ásia, estam estritamente ligadas à própria historia do beisebol no Japão, por isso, eu vou começar falando de como tudo aconteceu por lá, para depois esmiuçar essa história pelos outros países.
O beisebol foi trazido para o Japão depois de quase 30 anos de sua instituição, no 6º ano da Era Meiji, AD 1873, pelos professores norte-americanos, Holles Wilson e Madjett, quando lecionavam na escola Kaisei Nankoo, atual Universidade de Tóquio. O 1º clube de beisebol foi fundado em 1877 por Hiroshi Hiraoka e a primeira partida oficial de beisebol foi realizada entre as equipes de Shimbashi e Kurabu e a Escola de Agronomia de Komaba.
A partir desta data, o beisebol no Japão teve um desenvolvimento surpreendente entre os colegiais e universitários das universidades de Waseda e Keio. Hoje se conta em 12 o número de equipes profissionais, divididas em duas ligas de seis equipes cada, a Central e a Pacific. Muitos anos depois, inventou-se uma bola de beisebol confeccionada de borracha, e que deram o nome de nankiyuu e o beisebol de nanshiki yakiyuu, aliás, muito difundido, havendo inclusive uma federação própria.
Durante a 2ª Grande Guerra Mundial, o beisebol foi interrompido em todo o mundo, especialmente no Japão. Com o término da guerra, as escolas iniciaram novamente a prática, ressurgindo o profissionalismo. Devido à influência japonesa na Ásia, o beisebol difundiu-se na Coréia, China, Filipinas, Formosa (China Nacionalista), Austrália, Birmânia, Indonésia, etc... E enfim, em toda a Ásia, sendo considerado no Japão e alguns países asiáticos, o esporte número um do país.

Foto tirada minutos após a selecão japonesa ter se sagrada bi-campeã da World Baseball Classic 2009.

Coréia do Sul

O beisebol foi introduzido na Coreia em 1905 e desde então converteu-se num dos esportes mais populares do país. Estabelecida em 1982, a Organização Coreana de Beisebol foi a primeira liga profissional esportiva no país. A equipe sul-coreana finalizou o Clássico Mundial de Beisebol de 2006 em terceiro lugar, em segundo na edição de 2009 e em 2008 ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim.
Sobre isso, A Coréia do Sul venceu Cuba, equipe campeã em Atenas 2004, por 3 a 2, para ganhar a primeira medalha de ouro do beisebol olímpico da Ásia nos Jogos Olímpicos.
Lee Yong-kyu abriu caminho para o time com uma corrida de dois à base no primeiro inning e o seu colega Park Jim-man adicionou mais um ponto no sétimo inning.
Michel Enriquez e Alexei Bell de Cuba conseguiram um home run, no primeiro inning e no sétimo inning, respectivamente.
A medalha de bronze foi para os Estados Unidos.
A primeira medalha de ouro do beisebol na Olimpíada para a Ásia pode ser a última, porque o esporte não será incluído nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Ainda não se sabe se voltará à Olimpíada no futuro.

Foto da selecão coreana comemorando a medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim, após ter vencido a forte selecão de Cuba.

Ligas de Beisebol no Japão


No ano de 1934 foi instituído o Zenkoku Kooko Yakyu Taikai (campeonato nacional de beisebol colegial), uma das mais tradicionais competições esportivas do Japão. Até hoje é considerada vitrine para o beisebol profissional. Com a profissionalização do beisebol no Japão houve um crescimento vertiginoso, que garantiu sua popularização.
O jogo profissional existe há cinquenta anos e tem duas ligas, a Central e a do Pacífico, (ver artigo: NPB no marcador Beisebol Internacional) com um total de doze equipes. As equipes americanas com frequência jogam no Japão ao término da temporada regular. Na escola e na universidade é extremamente popular: a cada verão, umas quatro mil escolas secundárias tomam parte no All Japan Baseball Tournament, que se ocorre na cidade de Osaka .
As equipes ganhadoras das ligas: Japonesa de Beisebol Profissional, Organização Coreana de Beisebol, Liga de Beisebol Profissional Chinesa (Taiwán) e da Liga de Beisebol Chinês (Chinesa) disputam a Série da Ásia Copa Konami, nas três oportunidades que se celebrou o evento os campeões foram equipes japonesas.

A foto é do Hashin Koshien Stadium, onde ocorre anualmente o Campeonato Escolar de Beisebol no Japão.

Fonte: http://www.saobernardobeisebol.com.br/
http://www.wikipedia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário