quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Quem disse que na "Terra dos Canguros" não se joga beisebol de primeira. É isso mesmo, falaremos agora da Oceania.

Como eu já imaginava, falar do beisebol nos continentes africano e da Oceania é muito complicado. Por isso, infelizmente eu vou resumir a história do beisebol da Oceania pela história do beisebol na Austrália, que é sem dúvida a maior representante do beisebol nesse continente.
Nem eu tinha conhecimento que o esporte era tão valorizado por lá. O beisebol australiano já foi laureado com uma medalha olímpica e isso não faz tanto tempo assim. Você sabia? Essa e outras histórias eu contarei a partir de agora.

História

O beisebol foi trazido para a Austrália pelos mineradores americanos de ouro que trabalhavam na Cidade de Ballarat, isso em 1850. Eles praticavam o esporte, a fim de se divertirem depois de um dia árduo de trabalho nas minas.
Cricketers Gaggin e Goldsmith tentaram jogar beisebol pela primeira vez fora das minas em um grande centro urbano, no Yarra Park, Melbourne em 1867, mas devido a AFL (Association Football League) e seus associados, essa primeira tentativa de aproximar o grande público do esporte, se tornou em vão.
A primeira vez que uma série de jogos de forma competitiva aconteceu na Austrália, ocorreu devido aos membros da Surry Baseball Club em Moore Park e os membros da NSW Cricket Association aos redores do Sydney Cricket Groun entre junho/julho de 1878.
Em 1881, americanos residentes na Austrália formaram a Union Baseball Club e um ano depois juntamente com australianos, formaram a Sydney Baseball Club. O cônsul dos Estados Unidos, Gilderoy Wells Griffin, formou a NSW Baseball Association em 1885.
Seguindo o A.G. Spalding Tour realizado pelo time americano Chicago White Sox e todos os times americanos no período de 1888/1889, Harry Simpson ficou na Austrália, a fim de forma clubes de beisebol na Cidade de Melbourne, Adelaide, Broken Hill e eventualmente em Sydney participou competindo nos jogos. Simpson também viajou para a Nova Zelândia a fim de promover o beisebol por lá, quando derrepente morreu em setembro de 1891, depois de formar a NSW Baseball League (Liga de Beisebol Neozelandesa), ficando a Tony Chuck a responsabilidade de continuar sua obra.




A foto acima, é do Bandits Ballpark, fundado em 1875 e é um dos mais antigos estádios da Austrália e casa do time dos Brisbane Bandits.
Já a foto ao lado, é do jogador Brett Roneberg's durante o jogo de sua selecão contra o México que acabou vencendo por 16 X 1 pela WBC 2009.

Federação Australiana de Beisebol

A Federação Australiana de Beisebol (ABF, do inglês Australian Baseball Federation), é a responsável por administrar a prática do esporte em todos os níveis no país.
A ABF é reconhecida nacionalmente e internacionalmente pelas organizações:
Governo Nacional Australiano, Comissão de Esportes da Austrália (ASC), Major League Baseball (MLB), Federação Internacional de Beisebol (IBAF), Comitê Olímpico Internacional e Comitê Olímpico Australiano.
E faz parte juntamente com 10 outras seleções, da Confederação de Beisebol da Oceânia (BCO).
A Federação Australiana de Beisebol consiste da associação de sete estados australianos e territórios. Essas sete associações de beisebol são:

- A Australian Capital Territory Baseball Association (ACTBA),
- New South Wales Baseball League (NSWBL),
- Baseball Northern Territory (NTBL),
- Baseball Queensland (BQI),
- South Australian Baseball League (SABL),
- Victoria Baseball Association (VBA) e
- Baseball Western Australia (BWA).

Cada uma das sete associações de beisebol, tem a responsabilidade de desenvolver o esporte dentro de seu estado, desde as categorias de juniores até as de máster e também as competições regionais a qual pertencem, tudo com a parceria da ABF. Já falei de duas dessas categorias, as demais são as seguintes:

- Tee Ball e Yard Ball (seriam as nossas categorias infantis)
- Rookie Ball (pré-junior)
- Todas as formas de Juniors Baseball
- Campeonatos Nacionais
- Campeonatos de Times
- Beisebol Feminino
- Beisebol de Máster
- Competições Internacionais
- Clinicas de Árbitros
- Clinicas de Técnicos
- Clinicas de Anotadores
- Campeonatos Colegiais e Universitários
- Programa de Intercâmbio com Técnicos da MLB.
A foto acima, é da maior glória da selecão australiana a medalha de prata nas Olímpiadas de Atenas 2004, após eles terem sido derrotados pelo time de Cuba.

Liga Australiana de Beisebol


A criação da Liga Australiana de Beisebol (ABL, do inglês: Association Baseball League), foi um estágio de desenvolvimento natural do crescimento do esporte no país. Ela foi criada em 1989. E cada time tem um representante no Corpo de Diretores da ABL, assim como a própria ABF que é a maior das acionistas, a fim de melhor organizarem e promoverem a competição aos seus modos.
A liga começou a ser disputada precisamente em 27 de outubro de 1989, em Perth no Parry Field entre Perth Heat e Adelaide Giants. Desde então, oito times (são eles: Adelaide Bite, Brisbane Bandits, Canberra Calvarly, Melbourne Aces, Perth Heat e Sydney Blue Sox) em volta da Austrália disputam o torneio. Na primeira competição foram realizados 42 jogos para o time mais vitorioso (Waverly Reds) ser declarado campeão. Sendo extendido para 48 jogos na temporada 1991/1992 e 56 jogos em 1993/1994.
Desde que a liga foi criada, ela vem se tornando um sucesso. Ela soltou dos 1.500 espectadores em 1989, para aproximadamente 4.000 na temporada 1993/1994 e chegando a ter uma média de público de 10.000 pessoas na temporada passada.

Acima, vemos o logo da Liga Australiana de Beisebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário