terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Depois de falar do Velho Continente agora foi falar do Novo. Continuando a série, agora foi falar do beisebol nas Américas.

Agora, continuando a série, eu vou falar do beisebol praticado no nosso continente. Onde se encontra as maiores potências do esporte no mundo, eu não estou falando somente pela America do Norte e Caríbe, também falo pela America Central que tem países com uma grande tradicão no cenário do beisebol mundial, como: Nicarágua e Panamá e America do Sul, é só lembrar Venezuela e Colombia.
Mas isso e muito mais, vocês conheceram a partir de agora. Divirtam-se.

Origens do beisebol na América Latina

Quando os espanhóis chegaram a Cuba (que por nome lhe puseram "Ilha de Juana" pela filha dos Reis Católicos de Espanha) em 24 de outubro de 1492 encontraram, os aborígenes cubanos praticando um jogo ao que eles chamavam batos, o qual se jogava com uma lenha semelhante a um bastão e uma bola feita de resina de árvore que se golpeava. E, ao mesmo tempo, cantava-se uma danca chamada areíto.
Assim mesmo, no México pre-hispánico praticava-se um jogo de pau e pelota do qual sobrevivem vestígios em pintura mural em Teotihuacan e As Higueras, Veracruz bem como em figuras em vaso achadas na zona de Nayarit, México.
Também, na época da colonização espanhola este jogo se chamou gato velho onde se reuniam jovens do movimento independentista na contramão da coroa espanhola.
O beisebol começou na América Latina por Cuba , quando formaram o Clube de Beisebol de Havana em 1868, mas o jogo foi proibido pelos governantes espanhóis, somente em 23 de dezembro de 1874 que se registrou o primeiro jogo documentado na ilha, segundo publicou o jornal O Artista quatro dias depois. Assim se desenvolveu uma liga profissional que começou jogar em 1878 e durou até a década de 1960, quando Fidel Castro a eliminou. O primeiro latino americano nas Grandes Ligas, ou MLB, foi Esteban Bellán, um cubano que jogou pela universidade de Fordham e jogou pela Associação Nacional de 1871 a 1873.
Atualmente é o principal esporte de Cuba, que já ganhou três dos últimos quatro Jogos Olímpicos e dois dos três últimos mundiais.
Enquanto, no México o jogo também chegou de maneira inesperada. Desde 1866 há evidências de mexicanos jogando beisebol em Santa Clara, Califórnia. Eram jovens estudantes que tinham sido enviados para estudar na Califórnia e começaram a praticar o jogo.
A primeira equipe organizada no México que se tenha evidência é o Union Base Ball Clube formado por volta de 1869 na fronteira da cidade de Matamoros Tamaulipas que cruzava o Rio Bravo para enfrentar às equipas americanas em Brownsville, Texas. Desta equipe sobrevivem reportagens jornalísticas datadas de 1869.



A foto acima é de Esteban Bellán, o primeiro jogador latino americano a ingressar na MLB.

Origens do Campeonato Sul-Americano de Beisebol

No ano de 1951, realizou-se, os primeiros Jogos Pan-americanos em Buenos Aires, na Argentina, e o Brasil formou pela 1ª vez a sua seleção Nacional de Beisebol exclusivamente de brasileiros natos. Porém, a história do beisebol no Brasil se dá muito antes a esse fato (ver o artigo: E o beisebol no Brasil, a quanto anda? Dentro do marcador, Beisebol Carioca).
No ano de 1956 a equipe campeã brasileira de adultos – a ADOC de Osvaldo Cruz, Paulista, excursionou à Argentina e Uruguai, cabendo ao Dr. Antônio Kunio Kuwahara, na qualidade de representante da Federação Paulista de Beisebol e Softbol entrar em contato com os dirigentes do beisebol argentino e uruguaio e iniciar conversações no sentido de fundar a Confederação Sul-americana de Beisebol.
Os contatos iniciados foram de um êxito total e no ano seguinte, novembro de 1957, na sala da assembléia do Departamento de Educação Física e Esportes, atual Coordenadoria Geral dos Esportes do Estado de São Paulo, com a presença do presidente Olímpio da Silva e Sá, representante da Argentina, Chile, Peru, e do Brasil, foi instalada oficialmente a Confederação Sul-americana de Beisebol, com a participação de todos os países praticantes do beisebol no continente, inclusive a Venezuela e a Colômbia. Nos diversos campeonatos sul-americanos realizados participaram Brasil, Argentina, Chile, Peru, Equador e Venezuela. O Brasil já foi tri campeão sul-americano de beisebol.

A foto foi tirada momentos depois da selecão canadense de beisebol, ter vencido os EUA pelo Pan-Americano de Guadalajara, no México.

Série do Caribe e World Baseball Classic

As equipes campeãs de cada liga nacional invernal no México, Venezuela, Porto Rico e República Dominicana participam anualmente da Série do Caríbe (ver artigo: Yaquís de Obregon, Campeão da Série do Caríbe 2010/2011. Dentro do marcador, Beisebol Internacional, para entender melhor o que se trata este torneio). Desde 1949, República Dominicana tem sido o país com mais times triunfantes, com dezessete títulos, depois segue as equipes de Porto Rico com catorze, Venezuela sete e México cinco.
A nação que mais títulos tem conseguido a nível de selecão nacional tem sido Cuba, ganhadora em múltiplos eventos oficiais organizados pela Federação Internacional de Beisebol. Com a realizacão no ano de 2006 do primeiro Clássico Mundial de Beisebol, ou World Baseball Classic, Cuba conseguiu reivindicar sua qualidade como indiscutível potência beisebolistica. Japão foi o campeão deste torneio organizado pela MLB, organização administradora do Beisebol das Grandes Ligas, e no que participaram grandes estrelas da MLB com jogadores de muitas selecões. Curiosamente, a equipe japonesa somente contava com dois jogadores das Grandes Ligas. No Final deste evento, venceram em um dramático jogo (10-6) aos jogadores de Cuba , o outro finalista do torneio, sem profissionais das Grandes Ligas em seu line-up.

A foto celebra a comemoracão do jogador Francisco Rodriguez da Venezuela, após seu time ter vencido a equipe porto-riquenha pela WBC 2009.

Copa América de Beisebol

A Copa América de Beisebol é uma competicão recente, teve sua estréia em 2008. Ela é organizada pela Confederacão Pan-Americana de Beisebol (COPABE), e teve sua primeira edicão como classificatória para a World Baseball Classic de 2009.
Em 4 de julho de 2008 confirmou-se a celebracão do primeiro torneio na Venezuela, tendo como seu primeiro campeão a selecão de Porto Rico. O evento contou com a participacão de 10 equipes.
A ideia de jogar uma Copa América de Beisebol, surgiu em 11 de julho de 2007, por parte do presidente da COPABE, Edurardo de Belo, com base em uma proposta trazida pela Federacão Venezuelana de Beisebol. A intencão do torneio era abrir as portas do campeonato aos melhores jogadores do continente que estavam jogando pela MLB, por isso, o torneio so poderia ser realizado após outubro e antes de marco.

A foto é do Estádio Hiram Bithorn, Porto Rico, que é considerado um dos melhores estádios latino americanos.

Fonte: http://www.saobernardobeisebol.com.br/
http://www.encydia.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário