segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Ano novo e série de artigos especiais sobre o beisebol pelo mundo para vocês curtirem.

Com a minha volta “as atividades normais”, eu decidi por em prática um projeto que já estava pensando desde o ano passado para esse período de férias, que era fazer uma série de matérias especiais sobre o beisebol no mundo. Até mesmo aproveitando esse momento que estamos a um ano do próximo World Baseball Classic, que sem dúvida tem tudo para ser a melhor de todas as edições, ainda mais que “contará”, já que eu dou certa a participação da nossa seleção no torneio, pela primeira vez com o time “verde-amarelo” disputando o evento.
Eu vou começar falando do beisebol no Velho Continente, espero que gostem e aprendam mais sobre a rica história do beisebol ao redor do mundo.

História

As raízes do beisebol são antigas, profundas e internacionais. Apesar de ter sido os americanos que inventaram o esporte (ver o artigo: Como surgiu o beisebol, no marcador Beisebol Carioca), as origens do beisebol se dar muito antes do país do Tio Sam ter colocado as primeiras regras do esporte e alguns paises europeus foram muito importantes nesse surgimento.
A Rússia tinha uma versão do beisebol, designada por “lapta”, em 1300. Os jogos ingleses, “Cricket” e “Rounders”, contribuíram para o surgimento da modalidade e são jogados desde os séculos dezesseis e dezessete, respectivos.
A famosa escritora inglesa, Jane Austen, referiu-se a um jogo de “ base-bola”, jogado no relvado de uma aldeia, no seu romance “ Northanger Abbey”, escrito em 1800.
Os alemães jogavam um jogo chamado “ Schlagball” que era muito parecido com o “ Rounders”. O lançador atirava a bola para um atacante, que batia com um pau e depois tentava correr em circuito de bases, sem ser atingido pela bola na posse da defesa. Os americanos também tinham uma versão do “Rounders” que mais tarde deram origem ao esporte.
Mas foi em 1874, foi feita a primeira viagem à Europa de uma equipa de beisebol. Na Inglaterra, jogaram-se jogos de Criquete contra equipas locais e jogos de exibição de Beisebol. Todas as partidas, incluindo as de Criquete, foram ganhas pelos jogadores americanos.
Entre 1888 e 1889 , ocorreu a primeira digressão mundial de duas equipas. Fizeram-se exibições no Havai, Austrália, Nova Zelândia, Egipto, Itália, França e Reino Unido.







Foto do Rotterdam Stadium, um dos mais bonitos e confortaveis estádios de beisebol da Europa.

Beisebol em Portugal

Apesar da participacão discreta do país em frente ao continente europeu, eu decidi fazer esse sub-artigo em pról de curiosidade e sempre é importante sabermos como anda a prática esportiva dos nossos “patrícios”principalmente do beisebol. O beisebol em Portugal é dirigido pela Federação Portuguesa de Beisebol e Softbol.

História

O beisebol começou a ganhar expressão em Portugal a partir de finais dos anos oitenta do século XX. A sua introdução deveu-se a influências estado-unidenses, à prática deste desporto por ex-emigrantes portugueses na Venezuela e a experiências escolares de diversificação dos padrões lúdico-desportivos.
O primeiro clube português de beisebol foi fundado em 1979, sob o nome Old Star Lisboa (actual Lisboa Basebol Clube). Todavia, só em 1994 realizar-se-ia a primeira competição de cariz oficial em Portugal[2]
Em 1996 é constituída juridicamente a Federação Portuguesa de Basebol e Softbol, que desde então desenvolveu todo um esforço organizativo para incrementar este desporto em Portugal.[1] Passados dois anos, uma equipa portuguesa participa pela primeira vez numa competição europeia.
Em 2003, o Ministério da Educação integra o beisebol no Programa Nacional de Educação Física.
O primeiro campo oficial de beisebol em Portugal foi inaugurado em 22 de Julho de 2006, em Abrantes.
A foto acima, foi do Torneio Portugual de Beisebol 2008 ocorrido no Campo do Abrantes, com a participacão dos times: Associacão Academica de Coimbra (AAC), Lobos de Abrantes e os White Sharks de Almada.


Confederação Européia de Beisebol

A Confederação Européia de Beisebol (CEB) conta com a participação de 40 países membros. Ela é o órgão responsável pela organização dos dois torneios mais importantes envolvendo o esporte no continente europeu, são eles: Campeonato Europeu de Seleções e o Campeonato Europeu de Times.
O Campeonato Europeu de Seleções é um torneio que existe há 58 anos, e conta com a participação de todas as seleções membras da confederação.
O primeiro torneio foi disputado em 1954 na Cidade de Antuérpia, Bélgica, tendo como campeão a seleção italiana, ficando a Espanha com o vice e a seleção da casa em terceiro lugar. O maior campeão do torneio foi a Seleção dos Paises Baixos (Holanda) com 20 títulos no total, Itália fica atrás com 9 e Bélgica com 1 título. O torneio acontece há cada 2 anos em um pais sede diferente.


A ilustracão representa o logo da Confederacão Européia de Beisebol.

Beisebol Europeu nas Olimpíadas e no World Baseball Classic

Desde que o beisebol estreou oficialmente como esporte olímpico nas Olimpíadas de Barcelona, Espanha em 1992, nunca nenhuma seleção européia ganhou qualquer medalha em jogos olímpicos.
O esporte, como já havia dito anteriormente em outros artigos, foi excluído do calendário olímpico juntamente com o softbol nas Olimpíadas de Pequim 2008. Apesar disso, a melhor classificação de uma equipe européia em Jogos Olímpicos, foi um 5º lugar nas Olimpíadas de Sydney, Austrália, obtida pelos Paises Baixos.
A mesma situação também ocorre nas participações européias no WBC. Nas duas edições do evento, a melhor colocação de uma equipe européia foi um 7º lugar atingido pela Holanda no último torneio em 2009. Situação essa que já pode melhorar para os próximos anos. Com a participação de mais seleções a partir do World Baseball Classic 2013, contando na fase classificatória do evento com 5 selecões européias (Alemanha, Franca, Grã-Bretanha, República Tcheca e Espanha), tem todas as possibilidades de mais seleções do Velho Continente se classificarem para o evento, tirando um pouco a responsabilidade de Itália e Paises Baixos, que até agora foram os dois únicos países a representarem o continente nesse torneio.


Foto, da selecão italiana no dugout pela World Baseball Classic 2009.

Fontes: http://www.saobernardobeisebol.com.br/
http://www.wikipedia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário