domingo, 25 de outubro de 2009

Ainda não será nesse Domingo que se iniciará o Campeonato Carioca.

Eu sinto muito informar isso: mas ainda não será nesse domingo, dia 4, que se iniciará o Campeonato Carioca de Beisebol 2009. Devido ao fato do Rio Nikkey e o Nova Friburgo não poderem estar presentes para competir no primeiro dia de campeonato, a Federação Carioca de Beisebol e Softbol (FCBS) decidiu adiar para o dia: 18 o início do torneio.


Mas infelizmente essa não é a nota mais triste sobre o campeonato que ainda nem se iniciou. Já está certa a desistência dos times de Itaguaí e Tinguá. O Tinguá estrearia esse ano no torneio, mas por uma sucessão de maus resultados, apesar de eles terem sido campeões na Chave de Prata do Torneio de Softbol Niterói-Rio no meio do ano, o time desistiu e não participará do evento porqualsa de resultados recentes no último torneio que participaram o Torneio de Renmei, no qual eles ficaram em 5o lugar. Já o time do Itaguaí alegou como motivo da sua desistência, o afastamento do pitcher titular Anderson Tatsunore e o seu substituto Matsunaga, como não teria tempo hábil para conseguirem um pitcher à altura de substituir esses dois, pela primeira vez, desda criacão do campeonato, o time do Itaguaí não participará do evento.


Apesar disso tudo tem uma boa notícia. Porqualsa do afastamento desses dois times, os times do Nikkey e Friburgo usarão jogadores deles para fazerem parte do seus elencos e assim reforçarem o seus times. O Nikkey contará com jogadores do Cats e a Friburgo contará com jogadores do: Tinguá, Papucaia, Funchal e até mesmo do Itaguaí, que sempre apresenta bons jogadores em seu elenco. Já os outros times participantes não mudarão, serão eles: Latinos, Cariocas e Cs Rookies, que foi o Cariocas B do ano passado. Eu pensava que esse ano nós também teríamos a participação dos: Fortes de Sta. Cruz e Araribóias de Niterói, mas eles ainda não foram confirmados no campeonato desse ano.


Porqualsa desses afastamentos, às regras do campeonato desse ano tiveram que ser modificadas. Antes estava previsto a divisão em chaves dos times participantes (já que se contava com a participação de 7 times para o torneio desse ano, mas o campeonato será realizado com 5 times 1 a menos que o ano passado). Agora a disputa será no modelo todos-contra-todos, no qual os dois melhores classificados na 1a fase do campeonato, disputarão diretamente a decisão do torneio sem disputa do 3o lugar. Essas medidas foram tomadas para economizar datas e tornar mais ágil à disputa do evento.


Eu fico muito triste, que antes mesmo do campeonato se iniciar ele já está tendo esse desfecho. Eu esperava que o torneio desse ano fosse o melhor de todos os tempos, com um número recorde de participantes e assim com muito mais emoção, mas o que estamos vendo e a diminuição de times envolvidos no torneio e a desistência de times tradicionais nessa competição, como é o caso do time do Itaguaí. Eu sei que o culpado disso não é somente a federação, que tem movido muitos esforços nos últimos tempos para realizar vários torneios e tentando assim, a comoção dos vários times que nós temos no nosso estado, que não são poucos em relação a outros estados que também fazem competições estaduais de beisebol e softbol no nosso pais, para fazerem parte de uma unificação cada vez maior em prol desses dois esportes.


Nós estamos a poucas horas de sabermos se o Rio de Janeiro sediará um dos torneios esportivos mais importantes do mundo, que são as Olimpíadas. E é nessa hora, que nós temos que mostrar ao mundo nossa forca e toda a nossa disposição, se quiser mostrar que realmente o RJ está preparado para realizar um torneio dessa magnitude. E nós, representantes do beisebol e softbol do RJ, também temos que mostrar isso, nos unindo cada vez mais e mostrarmos para as autoridades que nós também temos competência para no futuro (já que para as próximas duas Olimpíadas não vai dar mais, pois o COI escolheu o: rúgbi e o golfe, como novos esportes a serem implementados nas Olimpíadas daqui para frente) podermos ter e administrar um estádio se for o caso, aqui no nosso estado. O que acarretará num progresso nunca visto do beisebol e softbol por aqui. Essa é a hora pessoal de pensarmos: O que nós estamos fazendo com essas duas modalidades esportivas por aqui? O que podemos fazer para melhora-lás? E assim com toda essa mudança no modo de pensar, que iremos vislumbrar todos juntos: times, federação, um futuro grandioso para esses dois esportes no estado do RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário