domingo, 25 de outubro de 2009

Olimpíadas 2016 no Rio. Obá! Mas cadê o beisebol e o softbol?


Apesar de nós brasileiros estarmos muitos felizes nessas últimas horas e nos próximos 7 anos, porqualsa da votação maciça do COI para que o Rio de Janeiro cedei as Olimpíadas de 2016, nós amantes do beisebol e do softbol estamos um pouco tristes. Não pela eleicão do Rio, é claro, mas sim por não podermos ter a oportunidade de pela segunda vez na história, ver as nossas seleções de beisebol e softbol atuarem aqui no Rio, dentro principalmente de um grande evento esportivo.


A primeira torcida era para que o Rio sediasse as Olimpíadas, nessa primeira "batalha" nós conseguimos vencer com muito êxito (ver que a diferença ficou de quase o dobro de votos para a 2a colocada Madri, 66 a 32 votos ). A segunda torcida, aí era para nós amantes do beisebol e do softbol, fosse que ou o beisebol ou o softbol ou até mesmo os dois, fossem trazidos dinovo como esportes olímpicos, aí já nessa torcida nós "dançamos. Por uma ampla votação dos delegados do COI (Comitê Olímpico Internacional) o: rúgbi e o golfe foram escolhidos para serem competidos nas Olimpíadas de 2016, como eu já havia informado no meu último artigo.


Vários fatores influenciaram para que esses dois esportes, que já faziam parte do calendário olímpico, mas há muitos anos foram excluídos da lista, o golfe não é olímpico desde 1904 e o rúgbi desde 1924, voltassem as Olimpíadas:



  • Tem apoio de atletas profissionais de várias partes do planeta, da mídia, das principais marcas de matérias esportivos.

  • O golfe em particular também tem a vantagem de ser um esporte amplamente jogado por atletas de qualquer idade.

  • O rúgbi conta com a ajuda de países periféricos no quadro de medalhas: Austrália, Nova Zelândia, Argentina e África do Sul. Que terão assim, a chance de melhorarem suas colocações.

  • O rúgbi também tem a vantagem, diferente do golfe, da Copa do Mundo de Rúgbi ser o 3o evento esportivo mais visto na TV, depois das Olimpíadas e da Copa do Mundo de Futebol.


Já o beisebol e o softbol tiveram como principais desvantagens: O não apoio da MLB (Major League Baseball, principal liga mundial de beisebol) na liberacão de seus atletas, já que ela conta com atletas do mundo inteiro, na participação dos jogos olímpicos, a falta de interesse da mídia de cobrir essas duas modalidades esportivas e para complementar isso tudo, a desunião entre os dois( pois os dirigentes internacionais do softbol, não quiseram fazer uma campanha junto ao beisebol no COI, o que tornaria mais forte as chances dos dois esportes de competirem nas próximas Olimpíadas ou de pelo menos um deles).


O negócio todo agora é se repensar nisso tudo que "não" foi feito, e tentar nas próximas eleições para a inclusão de novos esportes olímpicos, fazer uma campanha mais organizada e principalmente "mais unida", pelos dirigentes internacionais tanto do beisebol como do softbol. Para que num futuro, agora já um "pouquinho" mais distante (pois a próxima oportunidade de ver os dois, ou pelo menos um deles competirem como esportes olímpicos, só nas Olimpíadas de 2020), possamos ver essas duas modalidades esportivas que eu tanto amo, serem disputadas em grande nível em uma das competições esportivas mais importantes do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário