domingo, 25 de outubro de 2009

Termos usados em uma partida de beisebol.


Pitcher / Arremessador
2 - Catcher / Receptor
3 - First Base / 1ª Base
4 - Second Base / 2ª Base
5 - Third Base / 3ª Base
6 - ShortStop / InterBase
7 - Left Field / Jardineiro Esquerdo
8 - Center Field / Jardineiro Central
9 - Right Field / Jardineiro Direito

a - HomeBase
b - 1ª Base
c - 2ª Base
d - 3ª Base


Vários termos são usados em uma partida de beisebol. Alguns são nomes de jogadas ( tipo: home run, inside park home run, strike...), outros são nomes designados algumas posicões de jogadores em campo( pitcher save, batedor de leader off...) e até mesmo nome dado a infracões( hit by a pitcher, balk...). Como vocês poderam ver, a maioria dos termos usados em um jogo de beisebol são de origem inglesa, alguns termos tiveram a traducão para o português (ex.: pitcher hitter, foi modificado para batedor designado), mas outros termos tiveram a traducão para o português, mas não foram muito bem aceitas porisso ainda é mais comum ouvir sua forma em inglês (ex.: short stop, para interbase).


Abaixo estão alguns exemplos mais comuns de se ouvirem e outros não tão comuns assim, mas ainda sim, é interessante ficarmos sabendo o seu sentido, se por acaso assistirmos a um jogo de beisebol na TV ou ao vivo mesmo e não ficarmos familiarizado com o seu significado.


Bunt:


Toque sutil que o rebatedor dá com o taco na bola apenas para colocar a mesma em jogo geralmente com o intuito de fazer um corredor ganhar mais uma base. Se o jogador é eliminado, mas consegue avançar o companheiro, é considerado sacrifice bunt. Curiosidade, o bunt é a única jogada de foul ball que cometido pela 3a vez é considerado um strike out(eliminacão) pelo juiz.


Called Game:


Quando o jogo termina no quinto ou sexto inning se a diferença for de 15 pontos ou no sétimo ou oitavo inning se for de 10 pontos.


Ground Rule Double:


Quando a bola rebatida toca o chão antes de sair do campo; o rebatedor e os corredores avançam, automaticamente, duas bases. Nos EUA como a arquibancada fica próximo ao campo, toda vez que acontece essa jogada e a bola quica no campo antes de ir para arquibancada o empire(juiz) manda que o rebatedor e os corredores ( se houver algum(s) em base no momento da jogada) avancem duas bases. Mas quando a bola quica dentro do campo e vai para fora sem ir direto para a arquibancada os defensores devem rapidamente pegar a bola para impedir o avanco do time atacante.


Hit by a pitch:


Quando o rebatedor é atingido pelo arremesso. Ele avança automaticamente para a primeira base.


Game Perfect:


Quando um time não permite que o outro conquiste uma única base em toda a partida


Long Hitter:


Rebatida que atinge uma longa distância


No hitter:


Quando o arremessador e o catcher fazem com que nenhum rebatedor do time adversário consiga uma rebatida válida no jogo


Clean-up:


É o nome dado ao jogador que tem a responsabilidade de impulsionar corridas para o seu time, fazendo home-runs ou long hitters na sua ocasião ao bastão. Porisso esse rebatedor costuma ser o terceiro ou quarto homem de rebatida do line-up, porque geralmente nessa ocasião tem 1 ou 2 corredores em bases.


Pitcher hitter:


É o jogador designado a substituir o pitcher na hora em que ele teria de ir ao bastão. Devido a baixa eficiência que a maioria dos pitchers tem na hora da rebatida, esse rebatedor costuma ser presença constante na maior parte dos times. Eles não ocupam nenhuma posição defensiva na ocasião em que o seu time está na defesa, eles são usados somente no ataque nessa situação.


Suicide Squeeze:


É o nome da jogada em que há um corredor na 3ª base e o rebatedor da vez, faz um: bunt, ou uma rebatida longa rasteira, ou até mesmo uma rebatida que o levará a ser eliminado por fly-ball( se houver 1 eliminado) para que esse corredor realize a corrida.


Balk:


Movimento irregular que o pitcher comete. Toda vez que o pitcher faz o movimento de arremesso ao catcher, ou seja a home plate, ele tem de completá-lo, se ele não lancar a bola e houver um corredor na 1ª base esse corredor ganha a 2ª base de graca, já que o rebatedor ganha automaticamente a 1ª base, e se houvesse um corredor na 2ª base também ele ganharia a 3ª base porque haveria um rodizio de bases. O mesmo acontece se ele comeca a fazer o movimento de arremesso e tira o pé da linha que fica no montinho e não lanca a bola. Mas ao contrário do que se possa pensar não é considerado um erro de defesa.


Swing:


É o movimento de rebatida com o corpo que o rebatedor faz na hora de rebater. Se ele fizer um swing e não conseguir rebater a bola o lance será dado como 1 strike.


Foul Ball:


Rebatida mal executada na qual a bola vai direto para fora do campo. Quando o rebatedor comete 2 foul balls em seguida, o juiz dá o lance como se ele houvesse cometido 2 strikes mas aparti disso, se ele cometer um 3o fall ball já não será dado mais como strike.


Force Play:


Quando a defesa joga a bola na 2ª base. E tem um corredor tentando ir para a 2ª base, esse corredor é elimado.

Porque? Porque quando o rebatedor bateu, ele automaticamente está empurrando o corredor da 1ª para a 2ª base, e assim, o corredor que estava na 1ª não pode voltar, e é eliminado na 2ª.

Obs: Quando há jogador na 1ª e na 2ª base, e o rebatedor bate, é só jogar para 3ª, que acontece o que aconteceu no exemplo anterior. O nome dessa jogada é "Force Play" ou Jogada Forçada, porque o corredor não pode voltar para sua base.


Obs: Se por acaso não tiver um outro corredor que esteje avancando para a base que esse corredor estava, o corredor pode “sim” voltar para a base que estava, mas se houver e esse corredor estiver avancando para a base que estava o seu colega ele terá que realizar um “Force Play”porque ele não poderá voltar e terá mesmo que sendo eliminado ir para à próxima base.


Um comentário: