domingo, 25 de outubro de 2009

Continuando os artigos sobre beisebol, hoje eu vou falar sobre:regras.


O beisebol possui uma infinidade de regras, se eu fosse falar sobre "todas" às regras que há no beisebol, eu precisaria de pelo menos umas "5 páginas"com 10 artigos em cada para dissecar a matéria. Brincadeira, mas realmente o assunto "regras" no beisebol é muito extenso daria até para ser assunto de doutorado em faculdade de tão amplo que é.


Eu falarei de algumas regras importantes e algumas que são pouco conhecidas no mundo do beisebol. A figura do lado, mostra à área conhecida como: zona de strike. Qualquer bola que passar nesse quadrado imaginário, localizado entre os cotovelos do batedor e o seu joelho, estará valendo como strike, se ele não conseguir rebater a bola lancada ao catcher, ou ball, se a bola passar fora desse espaco. O único que é capaz de estabelecer se a bola foi um: strike ou ball, é o empire(juiz) que fica posicionado atrás do catcher, tendo assim toda visão daquela que seria à zona de strike.


a) Um WALK ou HIT-BY-PITCHER tem a possibilidade de impulsinonar um corredor para a próxima base, ex: um jogador que estiver na 1º base terá a chance de ir para a 2º, se tiver um na 2º e um na 1º, o da 1º irá para 2º e o da 2º irá para a 3º, e se houver um em cada base haverá assim 1 corrida, já q o da 1º irá para 2º o da 2º irá para a 3º e o da 3º irá ao home plate ou seja 1 ponto.


b) Quando o arremessador acerta a bola no batedor, é declarado um "WALK", e ele(o batedor), vai para 1ª base.

c) O corredor tem que PISAR nas bases. Se deixar uma para trás, ele está eliminado.


d) Se a bola rebatida pelo batedor se tornar um FLY BALL( bola rebatida pelo batedor pegua no ar pelo defensor) o corredor que estiver na 3º base pode aproveitar o lance para fazer uma corrida, isso é chamado de REBATIDA DE SACRIFÍCIO, ás vezes o time atacante realiza esse tipo de jogada para impulsionar uma corrida, mas se tiver 2 jogadores eliminados a corrida não será válida porque o rebatedor será o 3º eliminado. Porisso é muito comum de se ver em uma partida de beisebol a reposicão rápida da bola pelo defensor no momento em que ele pegou um ‘fly ball”, a bola rapidamente depois de pegua e devolvida ao jogador de base que estiver mais próximo a ele para evitar a corrida de um jogador adversário.


e)Mas uma resalva deve ser feita em relacão ao lance citado acima. O corredor só pode aproveitar uma “rebatida de sacríficio”feita pelo rebatedor, no exato momento que a bola estiver na luva de um dos defensores; enquanto a bola rebatida estiver no ar, ele(corredor) não poderá roubar a próxima base ou completar uma corrida. Porque se ele aproveitar do exato momento da rebatida para roubar a próxima base, não esperando a conclusão da rebatida para uma eventual defesa por fly ball dos jogadores do time adversário, ele tem que voltar imediatamente a base que estava; se ele não fizer é eliminado e se ele não conseguir voltar antes da bola chegar a base que estava, também será eliminado.


f) Na maioria das vezes o juiz principal da como BOLA RUIM OU BALL a bola que é arremessada do pitcher ao catcher sendo que o catcher deixa essa bola cair no chão mesmo tendo atingido a “zona de strike”. Mesmo acontecendo isso estaria correto se o juiz desse o lance como “stike”.


g) Uma das regras táticas importantes no beisebol, e que quando uma bola é pegua por um jogador do time da defesa e tem jogadores adversários em base, o mais seguro a se fazer, e jogar a bola para a o jogador da defesa que estiver na base mais próxima da região em que ele efetuou a pegada, pois a distância é mais curta e fica mais difícil ao corredor continuar roubando bases.


h) Como no futebol, no beisebol também há a substituicão de um jogador por outro; e da mesma maneira que o futebol, o jogador que foi substituido não pode mais voltar a partida.


i) Qualquer jogador da defesa não precisa necessariamente eliminar primeiro o rebatedor em que a sua bola foi interceptada se tiver corredores em base com chance de realizarem corridas. Se tiver um corredor na 2ª ou 3ª base tentando aproveitar a rebatida do seu colega para roubar à próxima base, o defensor pode arremessar a bola interceptada no seu colega da defesa que o corredor está tentando roubar para eliminá-lo. Porisso é sempre bom todos os jogadores de defesa ficarem sempre atentos na hora da rebatida principalmente os defensores de bases, porque se a bola for interceptada e o defensor da base que o corredor está tentando roubar não estiver próximo a ela, poderá dar a possibilidade desse corredor conseguir roubá-la.


j) O corredor, mesmo que o jogador adversário esteja na linha entre uma base e outra, ele corredor, aproveitando uma rebatida de um de seus colegas ou ele mesmo aproveitando uma rebatida sua; tem que dar a volta por esse defensor. Porque o defensor, para pegar uma bola rebatida, pode ficar em cima da linha para pega-lá que não será considerado obstrução sua em cima do corredor.


l)A bola pega pela defesa, durante o turno de ataque adversário, deve ser devolvida o mais rápido possível ao pitcher, se tiver corredor(es) em base. Porque uma vez que a bola estiver na área destinada ao pitcher( montinho) nenhum corredor adversário poderá mais roubar bases


m) Caso o ataque termine antes do batedor ter completado o batimento (exemplo, um corredor é eliminado ao tentar roubar a próxima base) este jogador será o primeiro a bater na próxima vez que a sua equipa estiver no ataque.

Um comentário:

  1. Como participar de treinos aqui no rio de janeiro, gosto muito de baseball, não sei nem se tem campo aqui?
    Por favor responda
    Eduardo

    ResponderExcluir