domingo, 25 de outubro de 2009

O que é o Beisebol e como é jogado?


p>Eu vou iniciar a minha série explicando primeiramente: "O que é o beisebol e como é jogado?". Muitas pessoas têm dificuldade de entenderem a dinâmica do jogo e não sabe exatamente qual é o intuito de uma partida de beisebol: Como é marcado pontos? Quantos jogadores há em uma equipe? Pode-se haver substituição? Se há punição a um jogador infrator, tipo mostrar "cartão amarelo ou vermelho" igual ao futebol? Como muitas pessoas não entendem direito quais são as regras de um jogo de beisebol, tenta assemelhar o beisebol ao futebol, pois esse tem as regras muito bem sabidas por quase todos os brasileiros; só que o beisebol é "totalmente" diferente ao futebol por isso é mais difícil sua compreensão.


Espero que essa série de artigos iniciada por esse, venha ajudar um pouco mais os amantes que estão iniciando agora a entenderem: "O que é o beisebol?". Espero que gostem! O meu próximo artigo vai ser explicando alguns termos usados em uma partida.



  • Cada equipe ataca e defende alternadamente. A equipe que defende entra em campo com nove jogadores. A que ataca, logo de início, conta com apenas um, o rebatedor (ou batedor). Todos os jogadores da equipa atuam como batedores, um por vez, numa seqüência estabelecida pelo técnico antes do início da partida - a ordem de batimento ou escalação (lineup).

  • A partida é disputada em nove entradas (innings). Uma entrada é formada por um turno de ataque e um de defesa, para cada equipe. A equipe visitante tem o direito de começar o ataque. A mudança acontece quando a equipe que está defendendo consegue eliminar três atacantes adversários (batedores e/ou corredores).

  • Não existem empates. Se ao final das nove entradas o jogo estiver empatado, entradas extras vão sendo acrescentados até o desempate.

  • Se o batedor não conseguir completar as quatro bases na mesma jogada, ele para naquela que tiver alcançado e um novo batedor entra na partida. O batedor anterior é agora chamado de corredor e continua na tentativa de completar as bases.

  • Uma equipe consegue anotar uma corrida quando um corredor consegue percorrer o diamante formado pelas quatro bases. A corrida para as bases começa logo quando o batedor devolve a bola arremessada pelo arremessador (pitcher) dentro da área de jogo. O batedor corre até que um defensor consiga devolver a bola para algum de seus companheiros que ficam posicionados junto as bases.

  • Também se anota uma corrida quando o batedor manda a bola, de forma válida, para fora do campo de jogo (home run). Se houver corredores em base, eles também anotam.

  • Um batedor é eliminado quando o arremessador lança três bolas correctamente e ele não as consegue bater. Strike é o arremesso que chega ao batedor no espaço entre o joelho e as axilas, com uma largura de 48,18 centímetros (correspondente à home plate), formando assim um retângulo imaginário chamado de zona de strike. Quatro bolas fora da zona, ou uma bola que atinge o batedor, colocam o batedor automaticamente na primeira base — base por bolas, também chamado de walk.

  • O batedor também é eliminado quando: um dos defensores pega a bola batida antes que ela caia no chão (fly-ball); quando os defensores conseguem chegar à base em disputa com a bola, antes do atacante; ou quando um defensor toca o atacante com a bola antes que ele alcance uma base (tag).

  • Um corredor nas bases é eliminado quando uma bola batida o atinge; quando, deixando sua base, a bola batida é pegada antes de cair ao chão, e esse corredor deu inicio a roubada de base antes do defensor pegar a bola, e os defensores conseguem chegar à mesma base com a bola antes que o corredor volte.

  • Home run é o nome da jogada em que o batedor bate a bola para fora dos limites do campo e consegue completar as quatro bases na mesma jogada.

  • Called game é quando o jogo termina se a diferença for de quinze corridas na quinta entrada ou de dez pontos na sétima entrada.


2 comentários:

  1. e a galera blza?

    tenho me interessado muito por beisebol nos ultimos tempos, e a explicação no blog é boa, porém para mim faltou responder uma pergunta:
    Como são marcados os pontos?

    Queria dizer que é muito bom ver brasileiros sendo realmente brasileiros, isto é, buscando outra cultura e abrindo a mente pra outros esportes. Não sou ninguém famoso ou reconhecido de alguma forma mas espero estar influenciando você(ou vocês) do blog a divulgar o esporte.

    ResponderExcluir
  2. B. Noite! E obrigado pelo comentário. A respeito da sua pergunta. O ponto, ou corrida como nós do beisebol e softbol costumamos falar, é obtido quando um jogador percorre todas as 4 bases que há no campo interno(como mostra a ilustracão). Ele pode conseguir isso através de uma rebatida sua, ou no momento que ele se torna corredor, através da rebatida de um dos seus colegas; ou através de um home-run(rebatida indefensávil, na qual a defesa nada pode fazer somente assistir o rebatedor anotar uma ou mais corridas).
    E você têm toda razão em seu comentário. As pessoas têm que parar de verem o beisebol e o softbol como esporte de "americano" e analisarem que qualquer esporte, o mais diferente que ele possa nos parecer, é universal.
    Fique com Deus e espero ver mais comentários seus em breve.

    ResponderExcluir